Revista Agropecuária Catarinense entra no PKP Index

A conquista aumenta a visibilidade científica dos trabalhos publicados na RAC

A Revista Agropecuária Catarinense (RAC), editada pela Epagri, foi incluída no PKP Index (Public Knowledge Project) – um catálogo internacional de publicações gerido por pesquisadores de universidades americanas e canadenses. Para serem indexadas ao PKP, as publicações precisam utilizar o Open Journal System (OJS), um software aberto e gratuito que tem sido adotado mundialmente para publicação e gerenciamento de revistas científicas. Recentemente, a RAC foi implantada no Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER), uma versão brasileira do OJS, que a credenciou a entrar no PKP.

O PKP reúne mais de 250 mil registros indexados de 746 publicações do mundo todo. Este é o primeiro indexador a incluir a RAC após a entrada na plataforma eletrônica SEER. O interesse da Epagri é que, a partir de agora, a revista faça parte de vários outros catálogos internacionais – entre eles, o Google Acadêmico.

Melhoria nos processos

A implantação do SEER iniciou em novembro de 2015 e, agora, toda a editoração da revista é feita por meio dessa plataforma. Adaptada no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), ela permite que os autores façam o gerenciamento on-line da tramitação de seus artigos, dando mais autonomia na submissão e no acompanhamento do trabalho em todas as fases, até a publicação.

As edições mais recentes da revista já estão inseridas no sistema e, consequentemente, disponíveis no PKP Index. Gradativamente, as anteriores também serão incluídas. “Isso resulta em mais visibilidade e reconhecimento na comunidade científica para os artigos publicados na revista”, destaca Lúcia Morais Kinceler, editora-técnica responsável pela implantação do sistema.

A expectativa é que a novidade beneficie os pesquisadores da Epagri e torne a publicação mais atrativa para pesquisadores externos, aumentando o interesse em publicar na RAC. Outro fator que deve contribuir para elevar a procura é que a revista passou a aceitar artigos em inglês.

De acordo com Gabriel Berenhauser Leite, gerente do Departamento de Marketing e Comunicação (DEMC) da Epagri, no futuro, o SEER deve se tornar a plataforma de gerenciamento de todas as publicações da Empresa, formando um portal de acesso ao catálogo completo, com livros, Boletins Técnicos e Didáticos, documentos e outros materiais.

A revista

A RAC foi criada em 1988 com o objetivo de ser uma revista científica e informativa voltada para a divulgação de trabalhos de pesquisa e extensão rural de interesse do setor agropecuário nacional. Publicada quadrimestralmente pela Epagri, a publicação é voltada para famílias rurais e pesqueiras, pesquisadores, extensionistas, técnicos, professores, universitários e profissionais de ciências agrárias. Além de artigos científicos, a RAC traz uma seção jornalística com notícias e informações práticas para agricultores, pescadores, estudantes e o público em geral. A revista é distribuída para técnicos da Epagri, bibliotecas de todo o País, instituições internacionais e assinantes.

Para ler a edição mais recente, clique aqui.