Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Publicações da Epagri orientam sobre implantação de pínus e eucalipto em pequenas propriedades

  • Florestas

A Epagri disponibilizou para livre download duas publicações que reúnem informações para implantação e manejo do pínus e do eucalipto na pequena propriedade rural. As obras colaboram com o termo de cooperação firmado em 2022 entre a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural (SAR) e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) com objetivo de ampliar as áreas destinadas ao reflorestamento no Estado.

O termo de cooperação prevê a elaboração de materiais didáticos e vídeos. A intenção é contribuir com as capacitações de técnicos, parceiros e produtores rurais que atuam no setor florestal. Ainda dentro do termo de cooperação, está sendo elaborado o Inventário das Florestas Comerciais Existentes, ação realizada em conjunto com a Universidade do Estado de SC (Udesc) para o mapeamento das áreas plantadas e do estoque futuro de madeira no território catarinense.

Juliane Garcia Knapik Justen, engenheira florestal e coordenadora do Programa Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Epagri, explica que as duas publicações oferecem aos produtores rurais, de forma clara e objetiva, noções básicas dos aspectos importantes dos cultivos, que vão desde a escolha do terreno e passam pelo plantio, manejo e colheita das florestas de eucalipto e pínus.

Renda extra

A técnica da Epagri explica que as pequenas propriedades do Estado podem aproveitar áreas pouco propícias para a agricultura para implantação de florestas comerciais. Outra possibilidade é a integração da floresta com demais atividades, como lavouras e pecuária. “Esse potencial pode ser explorado para o incremento da renda familiar”, lembra, destacando que, para isso, os plantios precisam ser feitos em um patamar tecnológico que permita a produção de matéria-prima de boa qualidade, otimizando a utilização da área e da mão de obra demandada e assegurando a competitividade dos produtos florestais nos mercados.

Florestas plantadas ajudam na fixação de carbono atmosférico (Foto: Divulgação / Epagri)

A engenheira florestal da Epagri relata que, além de fornecer renda extra ao produtor rural, as florestas plantadas abastecem as propriedades com lenha e materiais para construção. Também ajudam na fixação do carbono atmosférico e na manutenção do clima, auxiliam como habitat para a biodiversidade, protegem o solo e reduzem a pressão extrativista sobre as matas nativas.

Em maio de 2023 a Epagri realiza em Agronômica um grande Seminário para produtores, técnicos, estudantes e empresários, com uma programação voltada principalmente para a cadeia produtiva do pínus. O evento será realizado em conjunto com o Programa Refloresta Alto Vale, do Grupo Sindicato das Indústrias Madeireiras (Sindimade) e da Central da Indústria da Madeira (Floema).

Clique aqui para fazer download da publicação sobre pínus e aqui para baixar a do eucalipto.

Informações e entrevistas
Juliane Garcia Knapik Justen, engenheira florestal da Epagri, pelo fone (47) 35263183
Luiz Toresan, analista de socioeconomia da Epagri/Cepa pelo fone (48) 36655083

Informações para a imprensa
Cinthia Andruchak Freitas ou Isabela Schwengber, jornalistas
(48) 3665-5147

Pular para o conteúdo