Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Pesquisadores da Epagri identificam nova praga de frutíferas em SC

Equipe coordenada pela pesquisadora Janaína Pereira dos Santos, da Estação Experimental da Epagri em Caçador, registrou um novo inseto-praga em Santa Catarina, o Zaprionus tuberculatus (Diptera: Drosophilidae). Segundo Janaína, a presença de Z. tuberculatus no Brasil é preocupante, pois essa espécie ocupa nichos semelhantes aos de outros drosofilídeos-praga, tais como Zaprionus indianus e Drosophila suzukii. A interação dessas espécies no mesmo cultivo pode aumentar o potencial de infestação e, consequentemente, os danos nos frutos. “Para a fruticultura, essa praga exótica representa um risco potencial, pois é uma espécie generalista que explora eficientemente tanto frutíferas nativas quanto exóticas” alerta a pesquisadora. 

Espécie é originária da África e já foi relatada em outros estados brasileiros (Fotos: André Sezerino / Epagri)

A identificação aconteceu em 2023 e foi relatada em artigo publicado na edição mais recente da revista Agropecuária Catarinense, publicação científica da Epagri. A descoberta aconteceu durante estudo coordenado por Janaína para conhecer as espécies de drosofilídeos associados às frutíferas nativas e à cultura do morangueiro na região do Alto Vale do Rio do Peixe, com objetivo de obter informações para subsidiar programas de manejo integrado de drosofilídeos-praga. “Até o momento, os resultados da pesquisa reforçam a necessidade da realização do monitoramento de Z. tuberculatus no Estado, para se avaliar seus impactos, distribuição e estabelecer futuros programas de manejo da espécie”, detalha ela.

Coletas em Caçador e Videira

Janaína conta que a primeira coleta de Z. tuberculatus foi em março de 2023, em morangos produzidos em Caçador e em frutos de goiaba-serrana e araçá-amarelo coletados em Videira, municípios do Alto Vale do Rio do Peixe. Em Caçador, a espécie também já foi registrada atacando frutos de araçá-vermelho e em armadilhas de monitoramento em cultivos de maçãs, peras e morangos. Os pesquisadores também observaram o inseto-praga em uvas viníferas e amora-preta  em Videira.

Registros em SC aconteceram em Caçador e Videira

O primeiro registro de Z. tuberculatus no Brasil ocorreu em 2020, em parques urbanos de Brasília, o que foi também o primeiro registro da praga no continente americano. A ocorrência de Z. tuberculatus também já foi relatada em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. A espécie é originária da região tropical da África e integra o grupo das moscas-das-frutas, conhecidas como vinegar fly ou pomace fly.

Informações e entrevistas
Janaína Pereira dos Santos, pesquisadora da Estação Experimental da Epagri em Caçador
(49) 35616813 / janapereira@epagri.sc.gov.br

Informações para a imprensa
Isabela Schwengber, assessora de comunicação/Epagri
(48) 3665-5407/99167-3902

Pular para o conteúdo