Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Pesquisadora identifica vespinha ainda não registrada em SC

A pesquisadora Janaína Pereira dos Santos, da Estação Experimental da Epagri em Caçador (EECd), identificou uma vespinha que ainda não tinha sido registrada no território catarinense. A espécie se chama Aganaspis nordlanderi, possui apenas 3mm de comprimento e é uma inimiga natural da mosca-das-frutas.

A mosca-das-frutas (Anastrepha fraterculus) é uma importante praga das frutas de clima temperado. Nas pesquisas, Janaína também verificou que se tratava do primeiro registro de A. fraterculus como hospedeira de A. nordlanderi no Brasil.

A pesquisadora realiza estudos com as culturas de macieira e pereira e com várias frutas nativas, como cereja-do-mato, guabiroba, goiaba-serrana, araçá, amora-preta e pitanga. O objetivo desse trabalho é registrar a biodiversidade de parasitoides no Meio-Oeste catarinense.

Até então, a vespinha Aganaspis nordlanderi só tinha registro para os estados de São Paulo, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. O trabalho completo foi publicado na Revista Brasileira de Fruticultura.

Pular para o conteúdo