Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Pela primeira vez na história, Epagri faz importação direta de equipamentos para a pesquisa, otimizando recursos públicos

A Epagri importou diretamente dos Estados Unidos equipamentos para uso em projeto de pesquisa, reduzindo cerca de três vezes o valor investido se comparado à compra por intermediários no País.  Trata-se do GreenFeed Pasture System, equipamento de última geração que permite acompanhar automaticamente a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) de bovinos e ovinos. As duas unidades adquiridas desembarcaram no aeroporto internacional de Florianópolis nesta terça-feira, 14, e serão utilizadas no projeto estadual Pecuária ConSCiente Carbono Zero, que visa desenvolver a pecuária leiteira e de corte de forma sustentável.

O equipamento GreenFeed Pasture System analisa a emissão de gases metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2) em bovinos e ovinos (Divulgação/Epagri)

Segundo o diretor de Pesquisa, Ciência e Inovação da Epagri, Vagner Portes, a compra direta foi possível devido à convergência de ação de diferentes setores da Empresa, que se uniram com o objetivo de reduzir custos e otimizar recursos públicos direcionados para a geração de tecnologias para a sociedade catarinense. “Nossa busca pela excelência na gestão é constante. Estamos muito satisfeitos com essa conquista, pois ela trilha o caminho para novas aquisições neste formato, o que permite uma economicidade e eficiência no uso do recurso público”, comemora o diretor.

Pecuária ConSCiente Carbono Zero

O projeto Pecuária ConSCiente Carbono Zero visa à redução das emissões de Gases do Efeito Estufa provenientes da produção de bovinos e tem financiamento do Governo do Estado de Santa Catarina. Vagner ressalta que a construção de sistemas produtivos sustentáveis tem o potencial de aumentar a produção com sustentabilidade e gerar valor agregado nos produtos, resultando em aumento de renda para o produtor.

gases de efeito estufa na pecuária
(Foto: Aires Mariga / Epagri)

O projeto é coordenado em âmbito estadual pelo pesquisador da Estação Experimental em Lages Tiago Baldissera e desenvolvido com parcerias da Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Embrapa.

Os equipamentos adquiridos analisam a emissão de gases metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2) em bovinos. Segundo Tiago, o GreenFeed Pasture System permite atingir objetivos de forma rápida, econômica e precisa, quando comparado ao método tradicional de avaliação. “Seu uso elimina a necessidade de investimentos em estrutura física e equipamentos de laboratório para análise de gases emitidos pelos sistemas avaliados. O equipamento ainda tem como vantagens a obtenção dos resultados em tempo real”, diz o pesquisador.

Mais informações e entrevistas:

Tiago Baldissera, pesquisador da Estação Experimental em Lages e coordenador do projeto Pecuária ConSCiente Carbono Zero

Fone: (49) 3289-6440

Informações para a imprensa

Gisele Dias, jornalista

(48) 3665-5147 /  / 99989-2992

Saiba mais sobre as práticas sustentáveis na pecuária difundidas pela Epagri:

Pular para o conteúdo