Nota eletrônica do produtor é tema de palestra em Vidal Ramos, dia 10

A edição deste ano do Seminário da Agricultura Familiar de Vidal Ramos terá uma palestra sobre nota fiscal eletrônica, e-social da comercialização, imposto de renda do produtor e cadastro de atividade de pessoa física. Este evento acontece no dia 10 de março, das 8h às 12h, como parte da programação da 10ª Doce Festa, realizada de 9 a 12 de março no Parque de Eventos do município. O seminário é realizado pela Epagri em parceria com o município e as inscrições podem ser feitas gratuitamente, no dia.

O seminário é realizado anualmente na Doce Festa e as inscrições podem ser feitas gratuitamente, no dia

A nota fiscal é um importante documento na atividade da agricultura e da pesca. Esse documento garante o acesso aos benefícios de seguridade do INSS, além de ser um comprovante de renda e de atividade. Segundo os extensionistas rurais da Epagri em Vidal Ramos, Márcia Kuneski Lopes e Otavio Fernando Zimmermann, o tema foi escolhido porque ainda há muitas dúvidas dos produtores quanto à emissão da nota de forma eletrônica, que por determinação do Conselho Nacional de Política Fazendária passa ser obrigatória em todo o Brasil a partir do dia 1º de julho de 2023.

A palestra será proferida pelas contadoras Josiane Leal e Dabila Huller, da Dajoz Contabilidade Rural, de Ituporanga.  Além deste tema, o seminário também vai discutir sobre o manejo da cigarrinha-do-milho, cuja palestra será proferida pelo pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Ituporanga, Leandro Geremias. Na ocasião também será lançado oficialmente o Plano Municipal de Turismo, pela secretária municipal de Turismo e Meio Ambiente, Pricila Buss.

A emissão da nota fiscal de forma eletrônica pelo produtor rural passa ser obrigatória em todo o Brasil a partir do dia 1º de julho de 2023

A programação da 10ª Doce Festa também inclui atrações como escolha da realeza, bailes, shows musicais, cavalgada, desafio de bicicleta de montanha, velocross, churrasco, café colonial. Confira a programação completa no site da prefeitura.

Confira no vídeo a seguir como emitir a nota de maneira eletrônica.