Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Missão técnica da Etiópia chega nesta quinta a SC para conhecer trabalho da Epagri

Uma missão técnica formada por representantes do Ministério da Agricultura da Etiópia chega a Santa Catarina nesta quinta-feira, 24, para conhecer o trabalho da Epagri. Eles virão acompanhados de representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e permanecem no Estado até a segunda-feira, 28. 

Visitantes vão a Angelina conhecer o SPDH (Foto: Divulgação / Epagri)

Humberto Bicca Neto, diretor de extensão da Epagri, explica que a missão técnica faz parte de um projeto de cooperação técnica entre Brasil, Alemanha e Etiópia. “O objetivo é apoiar o estabelecimento de um sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pluralista na Etiópia, para aumento da produtividade agrícola de forma sustentável, alinhado aos princípios de combate à fome”, contextualiza.

A ação é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), através do Ministério de Relações Exteriores, com apoio do MAPA. “Em junho a Epagri foi convidada, como umas das entidades especialistas, para compor uma missão que foi até a Etiópia fazer um diagnóstico da situação”, esclarece Humberto. Ele acrescenta que a vinda da missão técnica etíope é resultado da viagem à África. “Em Santa Catarina, a visita é focada nos temas olericultura e Ater digital, e em como funciona a governança das políticas públicas até chegar ao agricultor”, define o diretor.

“Tudo isso faz parte de um plano de trabalho resultante da cooperação técnica entre os três países, para auxílio mútuo”, define Humberto. Ele destaca que a ação representa para a Epagri uma oportunidade de ser reconhecida como uma instituição parceira do governo federal e, principalmente, uma chance de abrir mercados para tecnologias desenvolvidas pela Empresa. Os milhos Variedade de Polinização Aberta (VPA), o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) e maquinários para agricultura familiar, são alguns exemplos de tecnologias que podem se beneficiar. “Vamos criando oportunidades, esse é o grande objetivo desse auxílio mútuo”, resume o diretor de extensão.

Programação

Apesar de chegarem na quinta, os trabalhos junto à Epagri iniciam na sexta, 25. Na parte da manhã, a missão técnica se deslocará até a cidade de Angelina, na Grande Florianópolis. Lá vão visitar o escritório municipal da Epagri para conhecer o planejamento de ações e entender como os profissionais da Empresa se relacionam com as lideranças locais.

Em Angelina a comitiva também vai conhecer uma propriedade rural que aplica o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH). O Sistema, desenvolvido pela Epagri e parceiros, é uma transição da agricultura convencional para a agroecológica, permitindo reduzir o uso de agrotóxicos e adubos, até eliminá-los dos cultivos. As pesquisas da Epagri em SPDH iniciaram em 1998 e hoje ele é utilizado em cerca de 4 mil hectares em Santa Catarina.

Na tarde da sexta-feira os visitantes voltam à sede da Epagri, em Florianópolis, onde serão recepcionados pela presidente Edilene Steinwandter. Em seguida, o diretor de extensão apresenta a estrutura física e técnica da Empresa. A tarde segue com explanação sobre governança e as políticas públicas catarinenses voltadas para os meios rural e pesqueiro.

No sábado pela manhã a missão permanece na sede para conhecer as ferramentas tecnológicas utilizadas pela Epagri para medir a acompanhar os indicadores de Ater, bem como as estratégias de planejamento para alcançar as metas estabelecidas. Durante a tarde a programação é em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. A comitiva vai visitar a Cooperativa da Agricultura Orgânica e Familiar Recanto da Natureza (Copafren) e conhecer propriedades rurais de famílias associadas.

No domingo pela manhã os etíopes vão conhecer a startup Maneje Bem, de Ater digital, na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). A programação da tarde será no Centro de Treinamento da Epagri em Florianópolis (Cetre), para apresentação de implementos para agricultura familiar.

A programação encerra na segunda pela manhã, com visita à fazenda da Universidade Federal de SC (UFSC) para conhecer sistemas agroflorestais (SAFs).

Serviço

  • O que: visita de missão técnica da Etiópia à Epagri
  • Quando: entre sexta-feira, 25, e segunda, 28.
  • Onde: Em Florianópolis, Angelina e Santo Amaro
  • Informações e entrevistas: Humberto Bicca Neto, diretor de extensão da Epagri, pelo fone (48) 36655231

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992

Pular para o conteúdo