Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Jornalista da Epagri vai representar Santa Catarina em prêmio nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

A jornalista Cinthia Andruchak Freitas, da Epagri, é a profissional de comunicação selecionada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) para representar o estado na Etapa Nacional do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação – Professora Johanna Döbereiner. Em dezembro, a Fapesc divulgou os nomes dos cinco pesquisadores e da profissional de comunicação vencedores da etapa estadual. Agora, eles estão inscritos no prêmio nacional, cujos finalistas serão divulgados em fevereiro.

Jornalista da Epagri representa SC no Prêmio Confap
A jornalista Cinthia Andruchak Freitas atua há 15 anos na área de comunicação da Epagri (Foto: Divulgação)

O Prêmio Confap é uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Essa instituição congrega as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) de todo o Brasil. O prêmio, que está na terceira edição, tem como objetivo selecionar pesquisadores com trabalhos que contribuam para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e profissionais da área de comunicação que atuem na divulgação da CTI.

Jornalismo científico

Graduada em Jornalismo e especialista em Estudos de Jornalismo pela UFSC, Cinthia atua há 15 anos no Departamento Estadual de Marketing e Comunicação da Epagri. Produzindo reportagens sobre os avanços da ciência na agricultura, a jornalista colabora para incentivar o desenvolvimento sustentável dos meios rural e pesqueiro de Santa Catarina.

Cinthia também desenvolveu produtos de comunicação com o objetivo de colaborar com a popularização da ciência, levando o conhecimento sobre as soluções desenvolvidas pela Epagri a um público cada vez mais amplo. “Estou extremamente honrada por estar entre os profissionais selecionados para representar o nosso estado, especialmente por se tratar de uma premiação de ciência, tecnologia e inovação, que é uma área que admiro muito. Ser reconhecida como uma profissional que contribui com a difusão de CTI é um orgulho imenso para quem trabalha com comunicação”, diz Cinthia.

Balanço Social e jornalismo on-line

Cinthia é editora e jornalista responsável pelo Balanço Social da Epagri desde a primeira edição, publicada em 2009. “O Balanço Social mostra para a sociedade como os recursos aplicados na Epagri se transformam em aumento de produtividade, redução de custos, novas áreas de cultivo e agregação de valor na agropecuária”, explica. Trabalhando com a equipe técnica responsável pelos cálculos dos impactos das tecnologias que integram o documento, a jornalista busca traduzir esses resultados em conteúdos que mostrem a importância dos investimentos em ciência para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do País.

A jornalista também foi responsável pela produção de cerca de 300 reportagens sobre pesquisa, inovação e tecnologias para a Revista Agropecuária Catarinense. Desde 2019, trabalha com jornalismo on-line e nas redes sociais da Epagri, produzindo conteúdo sobre tecnologias para a agricultura, a pecuária e a pesca.

Segunda participação

Esta é a segunda vez que a Epagri concorre à etapa nacional do Prêmio Confap. Em 2021, a jornalista Eonir Malgaresi, repórter da TV da Epagri, foi a vencedora do Prêmio na categoria Profissional de Comunicação. 

Pular para o conteúdo