O inverno de 2023 começa nesta quarta-feira, 21, às 11h58min no Hemisfério Sul, e deve ser mais quente do que o normal em Santa Catarina. Isso deve acontecer porque as massas de ar frio vão ter rápido deslocamento pelo Sul do Brasil, deixando os períodos de frio mais curtos – de um a três dias -, alternando com períodos mais aquecidos.
“Também teremos alguns períodos de frio significativo com temperatura próxima de zero grau e negativa, com formação de geada ampla e até neve nas áreas altas do Estado com a chegada de massas de ar polar, comuns nesta época do ano, mas vão durar pouco”, explica a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz. Esse calor atípico para a estação será causado pelo El Niño, fenômeno meteorológico que modifica o padrão de circulação atmosférica sobre o Pacífico e altera a distribuição de umidade e as temperaturas em várias áreas do planeta.
Chuva
Em relação à chuva, a expectativa é de aumento das precipitações em Santa Catarina, com totais mais elevados, resultando em chuva próxima a acima da média climatológica. “Lembrando que o inverno é a estação mais seca do ano. São esperados períodos de chuva frequente, que podem elevar os totais mensais, mas também devem ocorrer períodos com pouca chuva no Estado”, informa o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins.
Todas as informações sobre tempo e clima podem ser acompanhadas no site da Epagri/Ciram.
Mais informações e entrevistas:
Setor de meteorologia da Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5008
Veja mais detalhes com a meteorologista Gilsânia Cruz, em vídeo gravado na manhã do dia 21 de junho.