A comunidade de Guaraciaba se uniu e, com apoio da Epagri, inaugurou no dia 1 de março o horto de plantas bioativas “Mais Vida”, para uso comunitário e com foco na saúde preventiva. O horto foi instalado no terreno da paróquia Nossa Senhora de Fátima e já conta com mais de 50 variedades de plantas. O espaço tem caráter educativo e começa a receber grupos interessados no tema em maio.
Aurea Gasperin Facco, extensionista social da Epagri em Guaraciaba, conta que no início de 2023 ela e membros da paróquia e da Pastoral da Saúde se uniram para implementar o projeto. A comunidade foi convocada a colaborar financeiramente, por meio de jantares beneficentes e arrecadação de fundos com empresários locais.
Agora que está inaugurado, o horto vai atender estudantes de escolas urbanas e rurais, alunos de Apaes, representantes da Casa Familiar Rural, grupos de mulheres e quem mais se interessar. Segundo a extensionista da Epagri, o horto foi criado com objetivo de ser um espaço de referência educativa, onde as pessoas vão conhecer as plantas bioativas, suas finalidades e obter as informações necessárias para usá-las com responsabilidade.
De acordo com Áurea, o horto tem foco na saúde preventiva, atuando para equilíbrio da pessoa como um todo e levando em consideração seu estilo de vida. “A planta é uma parte desse todo”, comenta ela. Além disso, a extensionista lembra que o espaço vai preservar e compartilhar um conhecimento ancestral que corre o risco de se perder.
Áurea explica que, além de chás, as plantas bioativas servem de base para produção de diversos produtos, como pomadas, xaropes, óleos e escalda-pés, por exemplo. Um lote de sal de ervas foi oferecido à comunidade, com grande aceitação.