Nesta segunda-feira (5) a prefeitura de Fraiburgo promoveu a Abertura Oficial da Colheita da Maçã no município. O Meio Oeste Catarinense, região em que está localizada Fraiburgo, responde por 13,9% da produção e tem a Gala como a variedade a mais cultivada. O município é o segundo do Estado em área cultivada, com aproximadamente 1.781 hectares de maçã. Na safra catarinense de 2023/2024 devem ser colhidas cerca de 496 mil toneladas da fruta, segundo estimativa da Epagri/Cepa.
Durante o evento, o extensionista da Epagri em Fraiburgo, Marcos Pritsch, apresentou a Gala Gui, variedade lançada pela Estação Experimental em Caçador que se destaca pela resistência à principal doença da maçã, a mancha foliar de glomerella. “É uma planta sadia, bem desenvolvida, que tem potencial produtivo de até 70 toneladas por hectare”, explica.
Santa Catarina cultiva cerca de 15,3 mil hectares de maçã, em sua maioria variedades desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Epagri. A variedade Fuji ocupa a maior área colhida, seguida pela Gala. A Região Serrana é responsável por 85,7% da produção estadual.
Representando o governador Jorginho Mello, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, participou do evento junto com a secretária Adjunta de Estado do Turismo, Catiane Seif. “Somos campeão nacional na produção de maçã, isso é fruto do trabalho conjunto com os nossos produtores, por meio da Epagri, Cidasc, Ceasa, cooperativas e setor privado. Temos o compromisso com a pesquisa e proteção dos nossos pomares. Estamos trabalhando para viabilizar mais infraestrutura para o campo e para garantir a sucessão familiar. O turismo também tem sido uma das forças para alavancar o setor”, afirma o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.
Saiba mais sobre a doença da mancha da Gala e como as variedades de maçã desenvolvidas pela Epagri podem evitar a incidência da doença e garantir a sanidade dos pomares de Santa Catarina.