Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Estação Experimental da Epagri em Videira promove Dia de Campo sobre uvas viníferas resistentes a doenças nesta quarta-feira, 10

A Estação Experimental da Epagri em Videira realiza nesta quarta-feira, 10, Dia de Campo sobre sobre variedades de uva Piwi, que são resistentes a doenças. O evento acontece a partir das 14h, na área experimental da Estação, que fica na Linha Campina Bela. A expectativa de público é superior a 100 pessoas, já que produtores e técnicos do Paraná e Rio Grande do Sul já manifestaram interesse em participar. Não é necessária inscrição para participar do Dia de Campo. 

Uvas Piwi permitem produção de vinhos finos com menos custos e impactos ambientais reduzidos. (Foto: Divulgação/Epagri)

O gerente da Estação Experimental da Epagri em Videira e pesquisador do projeto, André Luiz Kulkamp de Souza, explica que Piwi é derivado do termo alemão “pilzwiderstandsfähigen”, que significa resistente a doenças fúngicas. O termo caracteriza um grupo de variedades de uvas obtidas nos últimos anos via melhoramento genético, oriundas de cruzamentos de variedades viníferas com espécies selvagens. O objetivo é reunir numa só planta a qualidade das viníferas e a resistência à doença das selvagens, permitindo a produção de vinhos finos com menos custos e impactos ambientais reduzidos.

O Dia de Campo terá como foco as variedades Calardis Blanc e Felicia, que são as duas primeiras indicadas pela Epagri para cultivo em Santa Catarina e estão em viveiro para produção de mudas. Os participantes vão até o campo visitar os cultivos e receberão informações sobre manejo fitossanitário e de colheita. Também conhecerão o trabalho de melhoramento genético da Epagri e poderão degustar os vinhos produzidos a partir das uvas Piwi. O evento deve encerrar às 17h. 

Serviço

  • O que: Dia de Campo sobre sobre variedades de uva Piwi, que são resistentes a doenças
  • Quando: quarta-feira, 10, a partir das 14h
  • Onde: na área experimental da Estação Experimental da Epagri em Videira, que fica na Linha Campina Bela
  • Informações e entrevistas: André Luiz Kulkamp de Souza, 
  • O gerente da Estação Experimental da Epagri em Videira e pesquisador do projeto: (49) 35335627

Informações para a imprensa
Isabela Schwengber, jornalista
(48) 3665-5407 / 99167-3902

Saiba mais sobre a pesquisa com produção de uvas Piwi na reportagem da Tv da Epagri:

Pular para o conteúdo