Epagri vai reunir 500 pescadoras em Itapoá para encontro nesta terça, 13

A Epagri vai reunir cerca de 500 mulheres em Itapoá, nesta terça, 13, durante o IV Encontro Inter-regional de Pescadoras do Litoral Norte. O evento acontece entre 8h e 16:30h, no Clube Maresias. São esperadas profissionais da pesca, lideranças, autoridades e extensionistas da Epagri.

Ações como esta resultam na organização, geração de renda, autonomia e ampliação da autoestima das pescadoras (Foto: Divulgação /Epagri)

O objetivo do Encontro é valorizar o papel da pescadora, destacando a sua importância na melhoria da qualidade de vida familiar e sua participação no desenvolvimento local e na pesca artesanal de Santa Catarina. O evento pretende ser um espaço de encontro, integração, cultura e de aprendizagem sobre questões de gênero, família, saúde, políticas sociais e de inclusão da mulher.

“Ações como esta resultam na organização, na geração de renda, na autonomia e na ampliação da autoestima de todas que trabalham no mar, contribuindo para a visibilidade e valorização da mulher pescadora”, descreve Antonio Carlos Pereira, extensionista da Epagri em Itapoá.

A programação, que segue abaixo, inclui palestra, apresentação cultural e o Concurso Rainha da Praia, que acontece no período da tarde. O concurso vai eleger a mulher que levar ao evento a maior representatividade cultural de seu município, simbolizada por traje e mensagem.

O Encontro Inter-regional de Pescadoras do Litoral Norte é realizado pela Epagri, através da Gerência Regional da Epagri em Joinville e Prefeitura de Itapoá, com apoio do Sicoob. Participam mulheres dos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Bombinhas, Itapoá, Joinville, Penha, Porto Belo, Navegantes e São Francisco do Sul.

Este evento estava marcado para acontecer no dia 29 de novembro mas foi transferido em decorrência das fortes chuvas que atingiram o Vale do Itajaí naquela data.

• 8h – Recepção, credenciamento e café
  • 9h – Abertura
  • 9:30h – Palestra: “A Virada depende de Nós”, com Edla Zim da Silveira, comunicadora social de Tubarão (SC)
  • 11h – Apresentação Cultural