Epagri reúne 80 agricultores para Dia de Campo sobre produção de leite à base de pasto

• Pecuária

A Epagri reuniu 80 agricultores de Novo Horizonte, São Lourenço do Oeste, Campo Erê, São Bernardino e Jupiá para um Dia de Campo sobre pecuária de leite à base de pasto. O evento aconteceu no dia 28 de novembro, na propriedade do casal Moacir e Ivania Cardoso, no município de Novo Horizonte.

A estação balanço nutricional foi uma das quatro do evento (Fotos: Divulgação / Epagri)

A Epagri montou quatro estações no Dia de Campo, que tratavam de dados econômicos e técnicos da propriedade, criação de bezerras e novilhas, balanço nutricional, e implantação e manejo de pastagens perenes de verão.

A atividade faz parte do cronograma do Curso Municipal de Bovinocultura de Leite, que aconteceu durante 2023, numa parceria entre a Epagri e a Secretaria Municipal de Agricultura, Cooperalfa, Cooperativa Agropecuária São Lourenço (CASLO), Sicoob Original e Cresol.

Unidade de Referência Técnica

O evento serviu para revisar com os participantes do Curso os temas trabalhados nas etapas anteriores, além de apresentar aos produtores o sistema de produção de leite preconizado pela Epagri, que vem demonstrando ser eficiente. A propriedade Cardoso vem se encaminhando para ser uma Unidade de Referência Técnica (URT) da Epagri na área. As URTs são propriedades selecionadas pela Epagri para implantação de tecnologias e que depois servirão de modelo para produtores rurais da região.

Agricultores conheceram sistema de produção de leite preconizado pela Epagri

Nelso Nunes de Oliveira, extensionista rural da Epagri em Novo Horizonte, entende que no Dia de Campo os produtores puderam visualizar o processo de produção de leite à base de pasto perene de forma completa, desde a seleção de mudas de grama, até a criação de bezerras. “A expectativa foi superada, pois apenas um dos convidados não conseguiu participar e os parceiros estiveram todos”, comemora.

Vanderlei Sanagiotto, prefeito de Novo Horizonte, esteve no local e acompanhou os trabalhos. Ele parabeniza a Epagri. Segundo ele, a empresa pública do Estado cumpre com o seu papel e o município é parceiro, pois entende que com isso há a melhoria da qualidade de vida de quem vive no campo. O prefeito enxerga que em médio e longo prazo isso auxilia na redução do êxodo rural, já que a propriedade se torna mais rentável.

Com informações do site novohorizonte.sc.gov.br