Epagri reúne 100 pessoas em evento de agricultura conservacionista no Extremo Oeste

Um total de 100 pessoas, entre agricultores e técnicos, participaram do 2º Encontro de Agricultura Conservacionista de Santa Helena. O evento ocorreu em 10 de maio e contou com palestras e Dia de Campo.

Dia de Campo foi dividido em três estações técnicas (Fotos: Divulgação / Epagri)

No Dia de Campo, realizado durante a tarde na propriedade da Família Schwengber, Comunidade Bela União, os visitantes passaram por três estações técnicas. O extensionista rural da Gerência Regional da Epagri em São Miguel do Oeste, Clístenes Guadagnin, tratou do aumento da qualidade do solo, apresentando indicadores da qualidade física, química e biológica deste recurso natural para o desenvolvimento das plantas. Já o extensionista rural da Epagri em Descanso, Zolmir Frizzo, abordou o manejo de plantas de cobertura, destacando as estratégias para auxiliar no manejo do solo.

A terceira estação técnica do Dia de Campo teve a participação do engenheiro-agrônomo André Luiz Rech, da Raíx Sementes. Ele falou sobre o papel das raízes na produtividade do solo, destacando a importância da diversidade de plantas para a sustentabilidade. Houve ainda a demonstração prática do rolo acamador da prefeitura de Santa Helena no manejo de plantas de cobertura.

Palestras

André também proferiu uma das palestras do evento, que aconteceram na parte da manhã, na comunidade Santa Ana. Ele tratou das rotas para a agricultura sustentável, com reflexões para a construção de um solo mais saudável através da adoção de práticas e princípios ditados pela natureza. Segundo André, as raízes têm papel importante no aumento da produtividade do solo, elevando a diversidade vegetal e a vida nesse recurso natural.

Programação contou com duas palestras

O engenheiro-agrônomo César Alexandre Bourscheid, da BMF Tec Bio,  palestrou sobre o manejo biológico do solo. Conforme César, os bioinsumos podem ser o produto, o processo ou a tecnologia de origem vegetal, animal ou microbiana, destinados ao uso na produção, no armazenamento e no beneficiamento de produtos agropecuários. Eles interferem positivamente no crescimento, no desenvolvimento e no mecanismo de resposta de animais, de plantas, de microrganismos e de substâncias derivadas e interagem com os produtos e os processos físico-químicos e biológicos, conforme a base conceitual do Programa Nacional de Bioinsumos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O 2º Encontro de Agricultura Conservacionista de Santa Helena foi realizado pelos extensionistas rurais da Epagri Marciano Frosi, de Santa Helena, e Clístenes Antônio Guadagnin, Célio Air Mikulski e Mateus Seganfredo, da Gerência Regional em São Miguel do Oeste.