Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Epagri promove Dia de Campo em Fruticultura em Itajaí nesta quinta, 10, com lançamento de cultivares de banana

A Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) promove nesta quinta-feira, 10, Dia de Campo Tecnológico em Fruticultura. O evento, que começa às 8h e segue até 13h, deve receber até 150 pessoas, entre agricultores, técnicos e lideranças do setor.

O cultivar SCS453 Noninha será um dos lançamentos do Dia de Campo (Foto: Divulgação / Epagri)

Estarão à disposição dos visitantes seis vitrines, que apresentarão tecnologias desenvolvidas pela EEI para produção de banana, pitaia e citros. Um dos destaques será o lançamento de dois cultivares de banana.

“A EEI realiza pesquisas com as culturas dos citros e da banana há mais de 40 anos. Mais recentemente iniciaram-se pesquisas com a cultura da pitaia. Ao longo de sua história, já lançou pelo menos 19 tecnologias na área”, descreve André Boldrin Beltrame, pesquisador e coordenador de fruticultura da Estação.

Conheça abaixo as tecnologias que serão apresentadas nas seis vitrines do Dia de Campo Tecnológico em Fruticultura.

Lançamento de cultivares de banana

No Dia Campo a Epagri vai lançar os cultivares de banana SCS453 Noninha e SCS454 Carvoeira. Ambas são mutações espontâneas do cultivar Prata Anã, selecionadas por dois agricultores de Criciúma, em parceria com a Epagri. Com estes lançamentos, a Epagri soma cinco cultivares de banana disponibilizados aos agricultores catarinenses.

As bananas do subgrupo Prata são as mais consumidas no Brasil, sendo que a Prata Anã produz a banana padrão desse subgrupo. Os dois novos cultivares mantém as características do fruto, ou seja, já nascem aptos a abastecer parte desse grande mercado consumidor.

A bananeira Noninha tem cerca de um metro a menos do que a Prata Anã, o que facilita os tratos culturais. Oferece maior resistência o Mal-do-Panamá e produtividade semelhante ao Prata Anã. O cultivar Carvoeira produz cerca de três toneladas a mais por hectare quando comparado ao Prata Anã, é mais resistente ao Mal-do-Panamá e levemente mais resistente à Sigatoka.

A banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil e no mundo, com grande importância socioeconômica. Em Santa Catarina são cerca de 3.100 famílias produtoras. O estado é o quarto maior produtor do país, com Valor Bruto de Produção (VBP) de R$500 milhões anuais.

Manejo de bananal orgânico em condições subtropicais

Os visitantes vão conhecer o bananal orgânico da EEI – onde são realizadas práticas de nutrição e de controle de pragas e doenças – e as estratégias utilizadas pela equipe de pesquisadores para viabilizar a produção. O objetivo da Epagri com o bananal orgânico é ganhar experiência, testar diferentes métodos, para, no futuro, criar um sistema de produção orgânica de banana para o litoral norte catarinense.

Irrigação de bananais no litoral Norte de SC

A prática de irrigação em bananais nunca foi pesquisada pela Epagri, pois a cultura necessita de 1.200mm de chuva por ano e no litoral Norte do Estado esse índice pode chegar a 1.700mm por ano. Porém, eventos recentes de estiagens e veranicos começaram a causar sofrimento aos bananais da região, por falta de água. Preocupados e procurando se antecipar a um cenário mais grave, os pesquisadores da Epagri montaram um sistema de irrigação experimental, que visa mostrar ao produtor se existe ou não viabilidade econômica para suplementar água nos bananais.

Produção integrada de banana

A produção integrada de banana preconiza boas práticas agrícolas, bem como o respeito às normas técnicas de trabalho. Assim, ao consumir um alimento de produção integrada, o consumidor tem a garantia de que está comprando algo que foi produzido respeitando às legislações ambiental e trabalhista, bem como todas as normas técnicas para a cultura.

Manejo de insetos-praga e caracóis em pomar de pitaia

Os pesquisadores da EEI vão apresentar os resultados de uma nova tecnologia, que é o ensacamento dos frutos da pitaia, capaz de reduzir danos provocados por insetos-praga, melhorar as características estéticas do fruto e reduzir a gelificação da polpa. Também será apresentada a estratégia desenvolvida pelos pesquisadores para controle de caracóis, praga que reduz o crescimento da planta em aproximadamente dois anos.

A pitaia é a fruta que começou a ser pesquisada na EEI mais recentemente (Foto: Airee Mariga / Epagri)

Certificação de produção própria de borbulhas cítricas

A Epagri atendeu às exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e conquistou a prerrogativa de certificar sua própria produção de borbulhas cítricas. Borbulhas são gemas que darão origem a novas plantas. Quando elas são certificadas, há a garantia de que o material propagativo oferecido ao citricultor catarinense terá qualidade genética e fitossanitária, ou seja, o pomar será mais resistente a doenças e com uma boa produtividade.

As borbulhas certificadas da Epagri serão distribuídas a viveiristas selecionados por meio de chamada pública. Caberá a estes profissionais produzir, a partir das borbulhas, mudas certificadas que serão adquiridas pelos citricultores para formação de pomares mais sadios e produtivos. É a primeira vez que Santa Catarina vai produzir mudas certificadas de citrus.

Ramos de porta-borbulhas certificada serão disponibilizadas pela Epagri para o agricultor que produz mudas cítricas (Foto: Divulgação / Epagri)

Inauguração da Casa de Vegetação

Às 13h acontece a inauguração da Casa de Vegetação da EEI. Trata-se de um telado de produção de mudas de bananas, construído de acordo com todas as normas legais e que servirá de modelo para outras biofábricas de produção de mudas. Também será utilizado como ambiente para experimentos da equipe da fruticultura e para produção de mudas para os experimentos da Epagri.

Programação

  • 8:00 – Inscrição e café
  • 9:00 – Início das atividades de campo, com as vitrines:
  • – Certificação de produção própria de borbulhas cítricas: pioneirismo e garantia de qualidade
  • – Manejo de bananal orgânico em condições subtropicais
  • – Manejo de insetos-praga e caracóis em pomar de pitaia
  • – Irrigação de bananais em Santa Catarina
  • – Produção integrada de banana
  • – Lançamento dos cultivares de banana Prata SCS453 Noninha e SCS454 Carvoeira
  • 11:15 – Ato solene
  • 12:00 – Almoço
  • 13:00 – Inauguração de casa de vegetação

Serviço

  • O que: Dia de Campo Tecnológico em Fruticultura
  • Quando: quinta-feira, 10 de novembro, das 8h às 13h
  • Onde: na Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI), Rd. Antônio Heil, 6800, Bairro Itaipava

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992

Pular para o conteúdo