Epagri promove ciclo de palestras para apoiar pecuária de corte em Curitibanos

• Pecuária

A pecuária de corte é uma atividade rural de grande importância em Curitibanos. O município tem rebanho de aproximadamente 40 mil cabeças, que movimentaram mais de R$75 milhões nos últimos 12 meses. Atenta a essa realidade, a Epagri, em parceria com outras instituições, vem promovendo o Ciclo de Palestras em Pecuária de Corte. A primeira etapa aconteceu em 29 de junho e já há novas marcadas para 3 e 31 de agosto.

Curitibanos conta com cerca de 40 mil cabeças de gado de corte (Foto: Divulgação / Epagri)

Juliana Golin Krammes, extensionista rural da Epagri em Curitibanos, explica que “praticamente metade das propriedades rurais do município possui a pecuária de corte como uma das atividades geradoras de renda”. Segundo ela, o primeiro ciclo das palestras, realizado em 29 de junho, no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro, teve participação de mais de 120 pessoas, a maioria produtores rurais e estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Cada ciclo conta com duas palestras técnicas. “Os assuntos são de grande interesse para o setor e focados em abranger todas as etapas da produção, desde produção de pastagens, melhoramento genético, até manejo para controle de doenças e parasitas”, contextualiza a extensionista.

Na etapa realizada em junho, o extensionista da Epagri, Cassio Marques de Valois, falou sobre Pastagens para altas produtividades, espécies, implantação e manejo. Outro tema apresentado foi o Controle de ectoparasitas, com Alexandre de Oliveira Tavela, professor da UFSC, que focou principalmente no manejo do carrapato, um grande problema enfrentado pelos produtores.

Próximas palestras

As próximas etapas acontecem também no Parque Pouso do Tropeiro, às 19h, e os interessados em participar devem contatar o escritório da Epagri em Curitibanos: emcuritibanos@epagri.sc.gov.br ou (49) 3412 3076.

No dia 3 de agosto serão debatidos os temas: Melhoramento Genético e  inseminação artificial em tempo fixo (IATF), com o palestrante Giuliano Moraes Figueiró, da UFSC; e Controle de doenças – Brucelose, tuberculose, raiva, aftosa, abordados por Ruan Bruno Rodrigues, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc).

Palestras realizadas em junho reuniram cerca de 120 pessoas (Foto: Divulgação / Epagri)

No dia 31 de agosto acontecem mais duas palestras. Maicon Gaissler Lorena Pinto, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Lages, fala sobre Doenças reprodutivas. Aldo Gava, professor da UDESC, aborda o tema Plantas tóxicas.

O Ciclo de Palestras em Pecuária de Corte é resultado de uma parceria entre a prefeitura de Curitibanos, Epagri, Associação Agropecuária e Sindicato Rural de Curitibanos e Campus Curitibanos da UFSC. O evento tem apoio financeiro da Caixa Econômica Federal, Cresol Centro Serra, Sicredi Altos da Serra, Sicoob, Copercampos, Copery, FARMATEG Farmácia e Suprimentos Veterinários e Consult Contabilidade.

Informações e entrevistas
Juliana Golin Krammes, extensionista rural da Epagri em Curitibanos
emcuritibanos@epagri.sc.gov.br / (49) 3412 3076.

Informações para a imprensa:

Isabela Schwengber, jornalista – (48) 3665-5407 / 99167-3902

Conheça mais sobre a pecuária de corte em Santa Catarina, na reportagem da TV da Epagri: