Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Epagri lança cultivares orgânicos de tomate, alface e banana

Alface SCS374 Litorânea é produtiva e pouco suscetível a doenças foliares

A Epagri lançou cultivares de alface e tomate desenvolvidos para produção orgânica e uma banana com qualidades nutricionais diferenciadas. Os lançamentos fizeram parte da comemoração dos 40 anos de fundação da Estação Experimental de Itajaí (EEI).

A legislação nacional está evoluindo e, dentro dos próximos anos, exigirá que hortaliças orgânicas só sejam produzidas a partir de sementes também orgânicas. Foi preocupada com esse cenário que a EEI focou esforços no desenvolvimento da alface SCS374 Litorânea e do tomate SCS375 Kaiçara.

Alface de qualidade

Após uma série de seleções e avaliações feitas desde 2008 na área de pesquisa em hortaliças da EEI e em propriedades rurais, a Epagri chegou ao cultivar ‘Litorânea’. É uma alface lisa que se destaca dos cultivares disponíveis por ter boa produtividade, baixa suscetibilidade às doenças foliares, boa qualidade das plantas, maior número de folhas, bom sabor, bom aspecto visual e bom vigor das plantas. A alface é uma das hortaliças mais populares e consumidas no Brasil e no mundo.

Tomate SCS375 Kaiçara produz 5kg de frutos por planta

Tomate produtivo

O ‘Kaiçara’ é um tomateiro que apresenta ótimo desenvolvimento em abrigos de cultivo e nos sistemas de produção orgânica. Ele sofre menor incidência de doenças foliares, como a requeima e a mancha-de-cladiosporium, quando comparado a outros cultivares e híbridos comerciais. Tem folhas eretas e curtas, que facilitam a pulverização de caldas fitossanitárias no interior dos abrigos e possibilitam melhor aeração do cultivo, reduzindo a presença de orvalho sobre as folhas e a incidência de doenças foliares.

Esse tomateiro produz frutos de alta qualidade, com formato “caqui”, tamanho médio, coloração vermelha e intensa, excelente sabor e tempo de prateleira prolongado. Outro destaque é a produtividade: uma média de 5kg de tomates por planta, que, associada ao maior adensamento decorrente do tamanho menor do tomateiro, possibilita produções elevadas por área. Além dessas vantagens, o ‘Kaiçara’ é de polinização aberta, o que permite ao agricultor obter as próprias sementes.

Banana nutritiva

Banana BRS SCS Belluna é rica em fibras e tem baixo teor de calorias e carboidratos

A Epagri lançou também, em parceria com a Embrapa, a banana BRS SCS Belluna, que produz frutas com qualidades nutricionais diferenciadas, ricas em fibras, com menor nível de carboidratos e valor calórico mais baixo que os cultivares comerciais. Possui quatro vezes mais amido resistente que a Caturra e duas vezes mais que a Branca, produzindo uma banana naturalmente biofortificada. Ela é indicada para produção de fruto de mesa e industrialização, com desempenho excelente em sistemas intensivos de produção orgânica e agroflorestais.

A Belluna é resistente à sigatoka-amarela e ao mal-do-panamá, e moderadamente resistente à sigatoka-negra – principais doenças que causam danos à cultura.

Pular para o conteúdo