Epagri inaugura instalações em Tubarão

Estrutura agora abriga a Gerência Regional e o Centro de Treinamento

A Epagri inaugurou as obras de ampliação e adequação de seu prédio em Tubarão, que passa a reunir as equipes da Gerência Regional e do Centro de Treinamento (Cetuba). A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, entre elas o governador Eduardo Pinho Moreira, que destacou a otimização e o uso racional dos recursos públicos por parte da Empresa.

A Epagri resolveu desocupar o prédio que abrigava a equipe da Gerência Regional, na área central da cidade, por ele ser muito grande e antigo, além de ter uma localização que dificultava estacionar veículos. O leilão desse edifício permitiu a realização de obras no Cetuba.

O prédio do Cetuba ganhou uma garagem de 200m² para abrigar a frota da Epagri, um vestiário de 60m² para atender os operários de campo, salas de aula ampliadas e reforma no auditório, além de uma escada externa. O piso superior foi reformado e adaptado para se tornar sede da Gerência Regional. Também foram comprados novos móveis para as duas unidades, que reúnem 40 profissionais. A Epagri investiu R$277,5 mil, provenientes de recursos próprios e do Programa SC Rural.

Trabalho e desenvolvimento

Em seu discurso, o governador Eduardo Pinho Moreira destacou a importância da Epagri, lembrando que a agropecuária é responsável por gerar quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense. Ele declarou ainda que “a Epagri não para”, reforçando seu papel no desenvolvimento do Estado.

O secretário da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, ressaltou a excelente estrutura na pesquisa e na extensão, que proporciona “uma agropecuária pujante, organizada e conectada com o mercado externo”. “Aqui, pequenas propriedades (rurais) significam grandes negócios, graças às tecnologias resultantes do trabalho da Epagri”, pontuou o secretário.

O presidente da Epagri, Luiz Hessmann, destacou as parcerias que serão firmadas com a nova estruturação das unidades, como a com a prefeitura – que vai permitir a realização de eventos agropecuários no terreno do prédio ampliado e reformado – e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que vai viabilizar a instalação de uma unidade demonstrativa de engorda de bovinos. Ele anunciou ainda investimentos que serão feitos na aquisição de uma estufa para produzir mudas de mandioca sem vírus.

Estrutura e localização

O Centro de Treinamento da Epagri em Tubarão tem capacidade para abrigar 53 pessoas em 18 quartos. Oferece cursos nas áreas de pecuária de leite e de corte, boas práticas de fabricação de alimentos, turismo rural e formação de jovens rurais, entre outras.

O novo complexo da Epagri fica na Rua Dolores Goulart, s/nº, no bairro São Martinho. O Escritório Municipal de Tubarão permanece no centro da cidade, anexo à Câmara de Vereadores.