Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Epagri disponibiliza a previsão de novos dados ambientais para o monitoramento costeiro de SC

A Epagri/Ciram está disponibilizando novas ferramentas para o monitoramento costeiro de Santa Catarina que são fundamentais para apoiar atividades marítimas e a gestão da costa. Dentre elas estão a previsão de correntes, do nível do mar, de eventos extremos e de impactos ambientais; identificação de áreas contaminadas por rios poluídos; localização de barcos à deriva ou até mesmo o destino de plumas de derramamento de óleo. Isso é possível através da aplicação do modelo hidrodinâmico na costa de Santa Catarina.

A localização de barcos à deriva ou até mesmo o destino de plumas de derramamento de óleo poderão ser identificados no monitoramento costeiro (Foto: Aires Mariga)

“Nesta primeira etapa estamos realizando o cálculo de correntes, nível do mar e temperatura, entre outros parâmetros, os quais são a base para essas atividades”, afirma o pesquisador Luis Garbossa. Os primeiros resultados do modelo podem ser visualizados na página dos Marégrafos, onde já consta, além da tradicional maré medida e previsão de maré astronômica, a previsão do nível do mar com a componente meteorológica, que leva em consideração os efeitos meteorológicos no comportamento do mar. “Assim podemos saber com antecedência a ocorrência de marés muito baixas que podem causar problemas à navegação ou de marés extremamente elevadas que podem gerar problemas para cidades costeiras”, pontua Garbossa.

O pesquisador explica que neste momento a Epagri/Ciram está acompanhando os resultados do modelo para avaliar os resultados  e realizar ajustes. Ao longo das próximas semanas serão disponibilizadas outras formas de visualização dos resultados do modelo como, por exemplo, a visualização das correntes na costa de Santa Catarina, a variação do nível do mar em qualquer ponto de interesse e até mesmo a previsão da distribuição de contaminação microbiológica nas baías da Ilha de SC. “A intenção é unir esforços com outras instituições para que o Estado avance no desenvolvimento desta ferramenta de modelagem hidrodinâmica para atender aos mais diversos fins”, diz Garbossa. 

Os sistemas de modelagem hidrodinâmica são ferramentas fundamentais para apoiar atividades marítimas e a gestão da costa (Imagem: Epagri/Ciram)

O modelo usado é denominado de MOHID e foi desenvolvido pela Universidade de Lisboa. Para executar MOHIDSC a Epagri conta com um computador potente com mais de 45 processadores e 200 Gb de RAM, que faz milhões de cálculos por segundo e consegue preparar os resultados para toda a costa de Santa Catarina e do Paraná em menos de cinco horas.

Esta conquista do Estado de Santa Catarina só foi possível pelo esforço de diversas pessoas e instituições que contribuíram com trabalho ou dados, como a UFSC, a UFPR, o projeto BSO, o projeto Geoglows, o Copernicus Marine Service, o Maretec-IST e o CPTEC/INPE.

Monitoramento ambiental

O monitoramento ambiental é um processo de coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático dirigido a alguns indicadores e parâmetros com o objetivo de identificar e avaliar – qualitativa e quantitativamente – as condições dos recursos naturais em um determinado momento, assim como as possíveis tendências de mudanças ao longo do tempo.

A Epagri realiza o monitoramento  da costa de Santa Catarina há mais de 10  anos. Essas informações vêm ajudando no desenvolvimento de projetos de pesquisa de universidades, estudos e trabalhos com estruturas costeiras, preenchimento de praias, operação portuária, turismo e estudos ambientais de empresas de saneamento.

Mais informações e entrevistas

Luis Hamilton Pospissil Garbossa

(48) 3665-5162 / e-mail – luisgarbossa@epagri.sc.gov.br

Informações para a imprensa

(48) 3665-5147

Pular para o conteúdo