Alunos da escola do Pericó, em São Joaquim, estão cada vez mais conscientes da importância da preservação e recomposição dos recursos naturais disponíveis na região. No dia 6 de junho eles assistiram a uma palestra proferida por dois profissionais da Epagri no município: o extensionista rural Filipe Souza Oliveira e a extensionista social Cristiane Lopes Couto. A atividade foi alusiva à semana do meio ambiente.
Durante a atividade, os estudantes foram informados sobre a importância da destinação correta dos resíduos sólidos e orgânicos, bem como sobre a possibilidade de reutilização de muitos desses materiais, reduzindo a sua exposição e consequente contaminação do solo e das águas. “A conscientização ambiental é fundamental para a construção de uma sociedade ciente dos recursos naturais disponíveis, de modo que contribuam com a sua preservação e recomposição”, argumenta Filipe.
Os estudantes também receberam mudas de frutíferas nativas, entregues pela secretária municipal do Meio Ambiente de São Joaquim, Fabiane da Silveira. Eles foram incentivados a plantar as árvores em suas casas. Foi a forma que organização do evento encontrou para que as crianças e jovens se sentissem mais comprometidos, como agentes capazes de fazer a diferença no meio ambiente e de disseminar os princípios de preservação e recuperação ambiental.
O Escritório Municipal da Epagri em São Joaquim desenvolve atividades com as escolas do meio rural do município há mais de dez anos, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Graças a essa cooperação, os professores foram capacitados e passaram a fazer parte do planejamento destas atividades, fortalecendo a troca de experiências e os conhecimentos relacionados às ações de educação ambiental no espaço escolar.
O extensionista rural da Epagri afirma que o engajamento das crianças para este tipo de trabalho reforça o entendimento de que parcerias bem planejadas são capazes de trazer muitos benefícios. Para ele, esse tipo de ação é capaz de fazer a diferença na mentalidade dos alunos, desde a infância.
Durante a semana do meio ambiente, Epagri e Secretaria Municipal de Agricultura também distribuíram mudas para a população na praça da cidade. O objetivo foi incentivar nos cidadãos o plantio de árvores nativas e o cuidado com o meio ambiente.