Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Epagri e Sicoob promovem Giro da Safra para avaliar produtividade do milho

  • Grãos

O Sicoob Central SC/RS e a Epagri promovem, de 19 a 22 de fevereiro, o Giro da Safra, um projeto para acompanhamento e avaliação das lavouras de milho do Planalto Norte de Santa Catarina. O objetivo é estimar a produtividade da safra e fornecer informações ao setor produtivo, contribuindo com o desenvolvimento da região, que é a principal produtora de grãos do Estado.

A metodologia que será utilizada na avaliação da produtividade do milho foi desenvolvida por pesquisadores e técnicos da Epagri (Foto: Divulgação/Epagri)

Entre os dias 19 e 21 serão realizadas avaliações de campo por equipes de pesquisadores e extensionistas do Centro de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural (Epagri/Cepa), da Gerência Regional da Epagri e da Estação Experimental de Canoinhas; analistas, gestores, gerentes e diretores do Sicoob Central e das cooperativas Sicoob Credinorte, Sicoob Crediplanalto e Sicoob Credicanoinhas; além de estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Canoinhas, e técnicos da Cooperalfa e da Copérdia.

No dia 19 de fevereiro, às 16 horas, no auditório da sede do Sicoob Credicanoinhas, haverá um café com a imprensa para informar todos os detalhes do Giro da Safra na região.

Roteiro

O Giro da Safra vai percorrer sete municípios: Canoinhas, Mafra, Major Vieira, Rio Negrinho, Itaiópolis, Irineópolis e Papanduva – todos situados na região do Planalto Norte de Santa Catarina. No campo serão realizadas várias avaliações com o objetivo de observar como foi o desenvolvimento do milho e estimar a produtividade das lavouras. A metodologia que será utilizada na avaliação da produtividade foi desenvolvida por pesquisadores e técnicos da Epagri.

O Giro da Safra busca maior assertividade dos indicadores de produtividade da cultura do milho (Foto: Divulgação/Epagri)

O encerramento do Giro da Safra será no dia 22 de fevereiro, à noite, em evento dirigido aos participantes e a convidados. Na oportunidade serão divulgados os resultados do giro e os dados atualizados sobre a situação das lavouras na região. Também estão programadas palestras de representantes da Epagri/SC, do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral/PR), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater/RS) e do Sicoob.

Objetivos

Conforme o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Haroldo Tavares Elias, o objetivo do Giro da Safra é buscar maior assertividade dos indicadores de produtividade da cultura do milho, o que envolve o desenvolvimento de uma metodologia padrão para estimar a produtividade em regiões amostradas. “Isso deve melhorar, ainda mais, as estimativas de safra, produção e produtividade desenvolvidas pela Epagri/Cepa”, explica Haroldo. Esses dados são divulgados no site do Observatório Agro Catarinense e nos demais canais de comunicação da Epagri.

Segundo o gerente de Agronegócios do Sicoob Central SC/RS, Rodinei Munaretto, “o objetivo do Sicoob é mostrar que a instituição financeira está à disposição do produtor rural, não só na parte financeira, mas também dando apoio às ações que visam aprimorar o agronegócio, buscando mais produtividade e mais rentabilidade para toda a cadeia do agro”. Instituição financeira cooperativa, o Sicoob é hoje o segundo maior financiador do produtor rural em Santa Catarina.

Mais informações podem ser obtidas em  www.sicoob.com.br.

Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, assessora de comunicação/Epagri. Fones: (48) 3665-5407/99167-3902.

Pular para o conteúdo