Epagri e Casan trabalham para viabilizar pagamento de serviços ambientais na bacia do rio Piçarras

Uma parceria entre Casan e Epagri vai permitir que proprietários rurais localizadas na bacia do  rio Piçarras sejam remunerados pela preservação e recuperação de áreas naturais no entorno de nascentes, bem como pela reserva de água em açudes e quadras de arroz. A bacia está localizada na região dos municípios de Balneário Piçarras e Barra Velha  e é a fonte de captação de água da Casan para atender a milhares de moradores e turistas de Balneário Piçarras.

A bacia do rio Piçarras está localizada na região dos municípios de Balneário Piçarras e Barra Velha (Divulgação/Epagri)

Desde o final de 2021, em uma parceria entre Casan e Epagri, são realizados estudos para a implantação do projeto de preservação “Cultivando Água”. O projeto já foi apresentado a produtores rurais e nas duas Câmaras de Vereadores dos municípios envolvidos.

Pesquisa de campo
A etapa atual é desenvolvida por profissionais da extensão que atuam na região e pesquisadores do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram). Os trabalhos iniciaram no final de 2021 e estão na etapa de estabelecimento de priorização de área, ações, custos e critérios para a implantação de medidas de recuperação e conservação ambiental e das boas práticas agrícolas do território estudado.

O projeto já foi apresentado a produtores rurais e nas duas Câmaras de Vereadores dos municípios envolvidos (Foto: Divulgação/Epagri)

Segundo o Cadastro Ambiental Rural (CAR), os dois municípios compreendidos pela Bacia do Rio Piçarras possuem 296 propriedades rurais cadastradas, com um total de 5.009,78 hectares, o que representa 84,37% da área em estudo. Banana, maracujá, palmito, arroz, feijão, mandioca e milho são os principais produtos agrícolas da região.

“Toda a parte de campo foi executada e o estudo agora está focado no desenvolvimento da metodologia de pagamento e na estimativa de custos. A meta prevê a finalização do estudo em março de 2023, sendo possível a partir daí a implantação das ações do Pagamento de Serviços Ambientais”, explica Guilherme Miranda, hidrólogo e pesquisador da Epagri/Ciram.

Retorno para o abastecimento

“A melhora da oferta de água bruta na Bacia Hidrográfica e, por consequência, na captação da Casan, e também a melhora da qualidade da água são alguns dos benefícios que podemos ter com a recuperação de matas ciliares”, explica Raphael Ewaldo de Souza, Chefe de Recursos Hídricos da Casan. Atualmente, a Casan atende em Balneário Piçarras 24 mil moradores – número que chega a 150 mil na temporada.

A bacia hidrográfica do Rio Piçarras abriga 77 nascentes, distribuídas em 57,38 km². Desse total, 7,95 km² estão em área de preservação permanente, o que representa 13,86% da bacia, distribuídos entre nascentes e cursos de água.

Mais informações e entrevistas
Guilherme Miranda, hidrólogo e pesquisador da Epagri/Ciram