Epagri de Frei Rogério conquista prêmio ambiental Fritz Müller

Carneiro hidráulico bombeia água sem usar eletricidade ou combustível fóssil

O escritório municipal da Epagri em Frei Rogério recebeu o Prêmio Fritz Müller 2016, promovido pela Fundação do Meio Ambiente de SC (Fatma). A Empresa foi premiada na categoria agricultura sustentável com a tecnologia social carneiro hidráulico, adaptada à realidade catarinense pelo extensionista rural Élcio Pedrão.

O carneiro hidráulico é um equipamento capaz de bombear água de uma região mais baixa para uma área mais alta sem uso de eletricidade ou combustível fóssil. Feito com canos e outros materiais baratos e fáceis de encontrar, ele pesa 1,5kg e sua instalação é simples: um fluxo de água percorre um tubo de captação; quando a água passa pelo aparelho e atinge certa velocidade e pressão, uma válvula se fecha, interrompendo bruscamente o fluxo – surge então o “golpe de aríete”. O equipamento utiliza esse “golpe” para bombear a água.

Essa é uma tecnologia ambientalmente correta, pois não contamina o solo e nem a água, além de não promover degradação ambiental na instalação. O rendimento é pequeno, mas contínuo, e a manutenção é mínima.

Em 2009, Élcio Pedrão instalou o primeiro carneiro hidráulico em Frei Rogério. “Mais de 2 mil famílias já tiveram o equipamento instalado com apoio da Epagri”, relata. Ele estima que mais de 50 mil bovinos passaram a matar a sede nos piquetes com água bombeada pelo carneiro hidráulico, deixando de pisotear nascentes e margens de rios.

A Fatma também entregou o Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza para o engenheiro-agrônomo Glauco Olinger. A homenagem é destinada a pessoas físicas que se destacam no cuidado com o meio ambiente. Olinger foi responsável pela fundação da Acaresc, atual Epagri, e precursor da agroindústria catarinense. Para ele, se um projeto em agroindústria não fosse ambientalmente correto, deveria ser dispensado. Atualmente, ele é consultor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).