Epagri/Cepaf realiza seminário sobre desenvolvimento territorial na quinta-feira, 15

O Centro de Pesquisa para a Agricultura Familiar da Epagri (Cepaf) promove, no dia 15 de junho, o seminário “O enfoque da Cesta de Bens e Serviços Territoriais (CBST): resultados parciais de pesquisa em territórios rurais catarinenses”, no qual vai apresentar e discutir o enfoque da CBST aplicado ao desenvolvimento territorial sustentável a partir dos resultados dos projetos de pesquisas em andamento na Empresa, financiadas pelo CNPq e Fapesc. O evento será no auditório da Epagri/Cepaf, em Chapecó, a partir das 9h.

A conferência de abertura será ministrada pelo professor Bernard Pecqueur, da Universidade Grenoble-Alpes da França, idealizador do enfoque da CBST. Segundo o coordenador do projeto na Epagri, pesquisador da Epagri/Cepaf Clóvis Dorigon, essa abordagem de origem francesa busca valorizar os recursos, produtos e serviços que têm potencial de promover o desenvolvimento de determinada região. “Produtos coloniais, por exemplo, podem ser usados como instrumentos de desenvolvimento territorial”, salienta.

Clóvis relata que serão apresentados e discutidos os resultados preliminares de pesquisa realizada com 36 agroindústrias familiares rurais dos municípios da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOC), além das que estão sendo realizadas no Planalto Catarinense e no município de Paulo Lopes.

Produtos de agroindústrias familiares podem ser usados como instrumentos de desenvolvimento territorial (Foto: Epagri/Divulgação)

O seminário é direcionado aos pesquisadores e extensionistas rurais da Epagri, professores, pesquisadores, acadêmicos, técnicos e gestores de prefeituras e de ONGs, lideranças de organizações de agricultores, agentes de desenvolvimento do Sebrae e demais atores que tenham interesse pelo tema do desenvolvimento territorial sustentável.

Inscrições

O evento é gratuito, mas os interessados devem confirmar a presença pelo fone (49) 2049-7548 ou pelo e-mail agnes@epagri.sc.gov.br, enviando nome completo e o número do CPF para que a Epagri possa emitir certificado de participação.

8h30 – Inscrições

9h – 9h30 – Abertura: representantes da Epagri, UFSC, UDESC, UFFS e IFSC Campus de São Miguel d’Oeste

9h30 – 12h – O enfoque da Cesta de Bens e Serviços Territoriais e sua aplicação no contexto brasileiro

Coordenação: Profa. Dra. Thaise Guzzatti (CCE/UFSC)