A Epagri promoveu atividades teóricas e práticas para professores, merendeiras e zeladores das redes pública e privada de educação básica do município de Pomerode. Estes profissionais participaram da II Formação Continuada em Educação Ambiental com foco em compostagem e horta escolar, promovida pela A Secretaria de Educação e Formação Empreendedora de Pomerode e pelo Grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental (GIEA).
A cooperação da Epagri consistiu em duas palestras, sobre hortas escolares, realizadas no município de Pomerode. Cinco grupos, totalizando 160 pessoas, também visitaram a Estação Experimental da Epagri em Itajaí, onde conheceram o pátio de compostagem do Centro de Referência em Produção de Hortaliças Orgânicas, para ver, na prática, os diferentes métodos em funcionamento. Eles ainda assistiram palestra sobre os métodos de compostagem pesquisados na unidade.
“O objetivo desta formação continuada foi motivar, aprofundar os conhecimentos e refletir sobre as práticas em educação ambiental”, esclarece Eneide Barth, extensionista rural da Epagri em Pomerode. Ela entende que, ao conhecer o processo de compostagem, eles puderam comprovar a importância da valorização dos resíduos orgânicos e tiveram despertado o interesse para o cultivo na horta, especialmente no ambiente escolar.