Encontro fortalece vínculos entre as famílias da comunidade rural de Sabugueiro, em Trombudo Central

• Social

Música, palestra e relatos de memórias de vida marcaram o Primeiro Encontro das Famílias de Sabugueiro, comunidade rural de Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí. O evento foi realizado no dia 28 de abril pela Epagri em parceria com o Conselho de Pastoral Comunitário (CPC) e teve como objetivo fortalecer e revitalizar os vínculos familiares e comunitários. Participaram 19 famílias.

Agricultores debateram sobre a contribuição de cada um para fortalecer as relações familiares e comunitárias (Foto: Epagri/Divulgação)

O destaque dos relatos foi a origem do nome da comunidade, que surgiu devido à existência da planta sabugueiro, árvore cujas flores flores constam na lista da Anvisa como medicamento fitoterápico. “Meu pai contava que os desbravadores costumavam parar às margens de um riacho límpido que chamavam de riacho do sabugueiro”, relata a agricultora Darci Gazaniga. O produtor Lisio Cipriani conta que bem no meio da comunidade existia três pés dessas espécies, próximos um do outro.

Nome da comunidade surgiu devido à existência da planta sabugueiro na região (Foto: Epagri/Divulgação)

Como símbolo do primeiro encontro e como forma de respeito e reverência à história da comunidade e dos antepassados, cada família recebeu uma maniva de sabugueiro para fazer muda da planta e posteriormente cultivar em suas propriedades.

Relações familiares e comunitárias

Ao abordar o tema “Vida em família e comunitária”, a extensionista social da Gerência Regional da Epagri em Videira, Cirlei Werlang da Silva, provocou os presentes a pensarem sobre o papel de cada um na família e na comunidade e qual a contribuição pode ser dada para fortalecer as relações familiares e comunitárias. Cirlei destacou a importância da colaboração e da participação de todos para que os laços se solidifiquem.

Cada família recebeu uma maniva de sabugueiro para fazer muda da planta e posteriormente cultivar em suas propriedades (Foto: Epagri/Divulgação)

Para Rodrigo Ferrari, coordenador do Programa Capital Humano e Social na Regional de Rio do Sul, o encontro servirá de inspiração para realização de eventos similares em outros municípios.  Para Leonir Claudino Lanznaster, extensionista social em Trombudo Central e coordenadora do encontro, o evento foi recheado de emoções, lembranças, alegria e aprendizado. “O objetivo, que é fortalecer vínculos familiares e comunitários, foi alcançado. As parcerias foram essenciais para a construção desse momento e as memórias afetivas ficaram guardadas na lembrança de cada um dos presentes. Gratidão às muitas mãos que possibilitaram esse momento. Já estamos planejando o segundo encontro com essas famílias”, garante a  extensionsita.