Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Encontro busca qualificar agroindústrias familiares do Planalto Norte Catarinense

Compartilhar conhecimento para fortalecer as agroindústrias familiares – esse foi o objetivo do 3º Encontro de Gestores de Agroindústrias do Planalto Norte Catarinense. O evento foi realizado pela Epagri em parceria com o IFSC Canoinhas no fim do mês de agosto. Esse encontro integrou a programação do VII Workshop de Ciência e Tecnologia de Alimentos, que reuniu mais de 200 pessoas no auditório do IFSC Canoinhas, entre alunos, servidores, agricultores familiares, empreendedores e representantes do setor público.

agroindústrias familiares em Santa Catarina

Na programação do encontro, os participantes assistiram a palestras sobre rotulagem de alimentos, análise de custos e lucratividade e boas práticas de manipulação. Uma mostra de produtos das agroindústrias locais apresentou o potencial desse setor na região. Os participantes ainda fizeram visitas guiadas aos laboratórios do IFSC. As palestras do Workshop trataram sobre desafios na regularização das agroindústrias, Selo Arte, agroindústrias familiares do Planalto Norte e o funcionamento da Vigilância Sanitária.

agroindústrias familiares no Planalto Norte Catarinense

De acordo com levantamento da Epagri com 79 agroindústrias familiares do Planalto Norte, as principais cadeias produtivas com agregação de valor na região são massas e panificação, leite, frutas, hortaliças, mandioca, carnes, mel, ovos e grãos. “Empreendedores qualificados melhoram os processos e a gestão de seus negócios. Na gestão das agroindústrias familiares, é importante mantermos um processo de capacitação continuada, oferecendo sempre oportunidades de atualização”, destaca Bernadete Grein. No evento, a extensionista da Epagri palestrou sobre o “Panorama das agroindústrias familiares no Planalto Norte Catarinense”.

O casal Evandro Luiz Zamboni e Eliane Da Silva, que tem uma agroindústria de processamento de mel em Monte Castelo, ficou satisfeito com o evento. “Todas as informações foram válidas e vamos poder aplicar na nossa agroindústria Flor do Campo: as novas regras de rotulagens, a parte da Vigilância Sanitária, a contabilidade”, conta Evandro.

Com informações do IFSC Canoinhas.

Pular para o conteúdo