A Epagri reuniu cerca de 100 pessoas em Itapiranga para um Dia de Campo sobre silagem de gramíneas perenes. O evento, realizado no dia 13 de novembro, buscou instrumentalizar os pecuaristas para solução de um dos principais desafios do setor: a produção de alimentos em quantidade e qualidade para os bovinos leiteiros.
Participaram produtores rurais e técnicos de diversos municípios da região. Eles conheceram tecnologias para produção de leite à base de gramíneas perenes de verão , principalmente da espécie estrela africana roxa.
O Dia de Campo abordou aspectos sobre a implantação e adubação das pastagens destinadas à produção de silagem, equipamento de colheita e ponto de colheita. Formação do silo, uso de inoculantes e estratégias de uso da silagem de gramíneas perenes no plantel leiteiro foram outros temas contemplados.
Marcelo Rohden, extensionista em Itapiranga e organizador do evento, destaca que o grande diferencial da silagem de gramíneas perenes é a possibilidade de ampliar o plantel da propriedade utilizando a mesma área. Para isso, bastam alterações na tecnologia de produção, de modo a atender a demanda de aumento da produção de volumoso na propriedade.