Curitibanos realiza a Abertura da Colheita da Uva

Cerca de 300 pessoas participaram da 1ª Abertura da Colheita da Uva de Curitibanos, realizada no dia 11 de fevereiro pela Epagri em parceria com outras instituições.  O evento aconteceu no mercado público do município e teve como objetivo, além de promover a interação entre os agricultores e consumidores, incentivar o plantio de uvas, aumentar e valorizar a produção, divulgar e estimular o consumo dos produtos vinícolas da região. A colheita da uva na região se estende até meados de março.

O evento promoveu a interação entre os agricultores e consumidores (Foto: divulgação/Epagri)

Segundo o extensionista rural da Epagri em Curitibanos, Fabio Granemann, o município tem em torno de 80 famílias envolvidas na produção de uva, área plantada de cerca de 40 hectares e receita de mais de um milhão de reais anuais. A produção dos últimos anos foi destinada para vendas in natura diretamente na propriedade ou para a indústria, além de produção de suco, vinho, espumante e brandy.

Curitibanos tem em torno de 80 famílias envolvidas na produção de uva, área plantada de cerca de 40 hectares e receita de mais de um milhão de reais anuais (Foto: divulgação/Epagri)

Ele ressalta que esses números se devem ao projeto de incentivo à produção de uva em Curitibanos, que iniciou em 2013 através da disponibilização de mudas de videira pela prefeitura e apoio técnico da Epagri, com o objetivo de incentivar os produtores locais e tornar a cultura uma alternativa de incremento a economia local. As principais variedades plantadas são bordô, niágara branca e niágara rosa.

“A produção cresce a cada ano em função do desenvolvimento dos parreirais e aumento de área. Um dos fatores que contribui para a expansão é que Curitibanos está incluído na Identificação Geográfica dos Vinhos de Altitude para a produção de vinhos finos”, relata o extensionista.

O evento contou com apresentação cultural, depoimento de produtores, pisa da uva e vendas de fruta in natura e derivados (Foto: divulgação/Epagri)

Na Abertura da Colheita da Uva também foi comemorado um ano de abertura do mercado público, com ênfase para feira do produtor rural. Teve apresentação cultural, depoimento de produtores, pisa da uva e vendas de fruta in natura e derivados. Além da Epagri, o evento teve como realizadores a prefeitura, a Associação de Municípios da Região do Contestado (Amurc), o Sebrae, a Associação Comercial e Industrial de Curitibanos (ACIC), a UFSC, a Coper Planalto Sul e a Associação dos Produtores de Uva de Curitibanos (Apruvac).

Mais informações:

Fábio Granemann, extensionista rural da Epagri em Curitibanos

Fone: (49) 3412-3076 / e-mail: emcuritibanos@epagri.sc.gov.br

No vídeo a seguir, veja como são produzidas as uvas finas em Santa Catarina.