Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Comitiva do Paraguai conhece pesquisas da Epagri com erva-mate

  • Florestas

Uma comitiva do Paraguai esteve em Santa Catarina no começo de novembro conhecendo as pesquisas da Epagri com produção de erva-mate. Foram 17 pessoas, entre técnicos, agricultores e representantes da indústria, que visitaram a Estação Experimental da Epagri em Canoinhas e o Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Epagri/Cepaf), em Chapecó. 

Em Canoinhas os visitantes conheceram a produção de erva-mate no sistema agroflorestal

A visita começou pela Epagri/Cepaf, no dia 8 de novembro. Lá os representantes do Paraguai conheceram as pesquisas realizadas com a cultura da erva-mate, especialmente o experimento com avaliação de progênies e clones da planta. Eles foram recepcionados pelo supervisor técnico do Epagri/Cepaf, Alberto Hofs, e pelos pesquisadores Paulo Alfonso Floss e Leandro do Prado Wildner.

No dia 13 de novembro a comitiva esteve em Canoinhas, onde conheceu o sistema agroflorestal de cultivo de erva-mate adotado na região, que preconiza a produção da planta à sombra de árvores nativas. Além do Campo Experimental onde a Epagri desenvolve seus experimentos, visitaram uma propriedade rural e uma indústria ervateira. 

Na Epagri/Cepa a comitiva viu experimento com avaliação de progênies e clones da planta

Gilcimar Adriano Vogt, gerente da Estação Experimental da Epagri em Canoinhas, relata que a vinda da comitiva é fruto de sua participação no Congresso Sulamericano de Erva-mate, que aconteceu na cidade de Hohenau, no Paraguai, entre o final de setembro e início de outubro. Ele apresentou no evento todos os trabalhos que a Epagri desenvolve com a cultura e, diante disso, os representantes daquele país manifestaram interesse em conhecer pessoalmente as pesquisas. 

A comitiva do Paraguai também visitou o Rio Grande do Sul e o Paraná.

Conheça a produção de erva-mate no Planalto Norte Catarinense:

Pular para o conteúdo