Centro de Treinamento da Epagri em Joinville capacita pescadoras no curso Flor-e-ser

• Social

O Centro de Treinamento da Epagri em Joinville (Cetreville) realizou, no dia 14 de março, aula inaugural do curso Mulheres em ação Flor-e-ser, voltado para pescadoras. Participaram as alunas e técnicos da Epagri.

Parte das alunas inscritas no curso do Cetreville, durante a aula inaugural (Foto: Divulgação/Epagri)

O curso tem 26 inscritas, com idades de variam entre 25 e 67 anos. Elas são provenientes dos municípios de Balneário Barra do Sul, Joinville, Itapoá, São Francisco do Sul e Penha, todos no Litoral Norte de Santa Catarina. As aulas acontecem entre março e junho, divididas em cinco encontros.

O curso Flor-e-Ser foi instituído pela Epagri em 2019 e vem capacitando agricultoras e pescadoras de diversas regiões do Estado. Durante as aulas, as mulheres desenvolvem um plano de negócio, que pode ser executado pela participante com apoio institucional.

“Esta ação tem como diferencial o acompanhamento a estas mulheres pela equipe de extensionistas municipais da Epagri, antes, durante e depois do curso”, explica Marcia da Rosa Gomes, coordenadora do Programa Capital Humano e Social da Epagri e uma das responsáveis pelo atividade em todo o Estado. “Como resultado, temos o fortalecimento delas para o enfrentamento de questões impostas no seu dia a dia, mulheres ocupando espaços importantes de decisão dentro das instituições ligadas à agricultura e pesca e sua valorização no âmbito familiar, tirando-as da invisibilidade social e institucional”, enumera a coordenadora da Epagri.