Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Arroz Dueto, desenvolvido pela Epagri e Embrapa, foi o mais produtivo em teste em Itajaí

  • Grãos

O arroz SCSBRS 126 Dueto, desenvolvido pela Epagri em parceria com a Embrapa, apresentou produtividade significativamente maior que outros cultivares, alcançando 10.530,5 Kg/ha em teste realizado em Itajaí. O teste aconteceu em uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) sobre Competição de Cultivares de Arroz Irrigado. 

Dueto alcançou produtividade de 10.530,5 Kg/ha no teste (Fotos: Divulgação / Epagri)

O teste foi realizado em 12 de março na URT que fica na propriedade de Humberto Sales Zermiani, na comunidade rural de Rio do Meio. URTs são propriedades rurais selecionadas pela Epagri para implantação de tecnologias e que depois servirão de modelo para outros agricultores. Além do SCSBRS 126 Dueto, foram semeados para o teste os cultivares SCSBRS Tio Taka, SCS 116 Satoru,  SCS 121 CL, SCS 122 Miúra e SCS 125.

O cultivar campeão de produtividade no teste é indicado principalmente para regiões com altitude superior a 400 metros, sujeitas a quedas de temperatura na fase reprodutiva. Apresenta ciclo longo (142-144 dias) e produtividade média de 10.290 Kg/ha. Paulo Roberto Ghislandi, extensionista rural da Epagri em Itajaí, relata que, “como este foi um verão muito quente, este cultivar obteve uma vantagem diferencial, já que é tolerante a extremos de temperatura na fase reprodutiva”.

Agricultores que participaram do evento do teste conheceram tecnologias para controle de plantas daninhas do arroz

O arroz SCSBRS 126 Dueto também pode ser cultivado nas regiões menos altas de Santa Catarina, “desde que os produtores sigam as orientações técnicas específicas deste cultivar, como densidade e adubação nitrogenada adequadas, entre outras”, alerta o extensionista. Ele afirma que, assim, é possível atenuar a suscetibilidade de acamamento do cultivar quando em baixas altitudes. O Dueto é adequado para processamento como arroz branco e parboilizado. 

Durante o evento, os pesquisadores da Estação Experimental da Epagri em Itajaí, Marcos Lima Campos do Vale e José Alberto Noldin, também apresentaram tecnologias para controle de plantas daninhas do arroz, tanto na entressafra quanto na safra. O pesquisador Alexander de Andrade apresentou as informações sobre o cultivar SCSBRS 126 Dueto.

Pular para o conteúdo