Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Aprenda a preparar geleia de morango com gengibre: veja receita da Epagri

  • Receitas

Fazer geleia de morango com gengibre é a dica das extensionistas da Epagri para armazenar a fruta por mais tempo e ter em casa um doce com sabor diferenciado, levemente picante. A geleia pode acompanhar torradas, pão, sorvete e até carnes. A receita foi elaborada pelas extensionistas Mari Lúcia Lissa Dal’prá, da Epagri de Piratuba, e Rosane Dalmago, da Epagri de Concórdia.

Gengibre dá um toque levemente picante à geleia de morango

Geleia de morango com gengibre

Ingredientes:

1kg de morangos picados

800 gramas de açúcar

6 gramas de gengibre ralado

Meio litro de água

Modo de preparo:

Coloque o morango na panela com a água e mexa até ferver. Quando levantar fervura, comece a acrescentar o açúcar aos poucos e siga mexendo sempre. “Não coloque todo o açúcar de uma vez porque ele vai interromper a fervura e levar mais tempo para o cozimento. O segredo de uma geleia com cor bonita e sabor característico é o tempo de cozimento. Quanto mais rápido cozinharmos a geleia, mais ela vai manter a cor e o sabor. Se ficar muito tempo no fogo, ela vai acabar ficando ácida e escura”, explica Mari Lúcia. Na sequência, acrescente o gengibre ralado.

A geleia leva cerca de 30 minutos para dar ponto (veja no vídeo abaixo como acertar o ponto). Tire do fogo e coloque o doce ainda quente nos vidros esterilizados.

A geleia deve ser envasada ainda quente em vidro esterilizado

Como esterilizar os vidros para geleia

Para garantir a conservação das geleias, é preciso lavar muito bem os vidros e as tampas (use sempre tampas novas). Ferva os vidros com água em uma panela ou coloque-os no micro-ondas por 4 minutos. “Coloque a geleia quente no vidro quente e com a tampa também quente”, orienta a extensionista Rosane.

Confira no vídeo abaixo os detalhes dessa receita e veja como esterilizar os vidros para armazenar a geleia da forma correta:

Pular para o conteúdo