Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Aplicativo Infoagro traz informações estratégicas sobre agronegócio de SC

O aplicativo InfoAgro, lançado para smartphones e tablets, coloca na palma da mão do usuário informações estratégicas sobre o agronegócio catarinense. É uma revolução na forma de acessar números que antes estavam organizados em planilhas, tabelas, textos e outros documentos arquivados em computadores de técnicos de instituições estaduais e federais. Ele foi desenvolvido pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Cepa) com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e suporte tecnológico do Centro de Informática e Automação de SC (Ciasc).

O InfoAgro reúne dados anuais de produção vegetal e animal, importações e exportações do setor agropecuário, além de apresentar ações em políticas públicas e Valor Bruto de Produção (VBP). A aba de preços de produtos é atualizada mensalmente. Em cada aba, um botão “saiba mais” remete a um painel com informações detalhadas, ilustradas por gráficos que permitem comparações entre valores.

Para desenvolver o produto, foi preciso antes integrar as bases de dados de órgãos estaduais como Epagri, Cidasc, Ceasa e Secretaria da Agricultura e da Pesca. Também foram adicionados dados de fontes externas, como os de crédito fundiário, gerados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Tudo é reunido na plataforma Boa Vista, tecnologia Big Data desenvolvida pelo Ciasc, que disponibiliza de forma inteligente e rápida grandes volumes de dados.

“Com o lançamento do InfoAgro, a Epagri mostra que está alinhada com o programa Governo sem Papel, que prioriza geração de informações digitais em substituição às impressas”, argumenta Edilene Steinwandter, presidente da Empresa. O aplicativo customiza para dispositivos móveis as informações disponibilizadas desde o ano passado no Sistema Integrado de Informações da Agropecuária da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina (www.infoagro.sc.gov.br). “Essa é mais uma plataforma de governo para comunicação com o cidadão, que desenvolvemos para dar a maior visibilidade possível aos dados que geramos”, esclarece Reney Dorow, gerente do Cepa.

O InfoAgro está disponível para download grátis em celulares Android e iOS.

Pular para o conteúdo