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Agroindústrias familiares fecham negócios acima das expectativas na Exposuper 2024

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca viabilizou a participação de 39 empreendimentos da agricultura familiar durante a Exposuper 2024 e, destes, 61,8% conseguiram fechar negócios num índice acima de suas expectativas. O evento aconteceu entre 18 e 20 de junho, em Balneário Camboriú, com organização da Associação Catarinense de Supermercados (Acats). 

39 empreendimentos de SC expuseram no espaço da agricultura familiar (Foto: Divulgação / Epagri)

O evento é uma feira anual de negócios e convenção voltada para o setor de varejo, reunindo empresários, profissionais e especialistas da indústria alimentícia. Esta edição contou com 25 mil visitantes e 300 expositores. Epagri e Cidasc realizam a coordenação técnica que viabilizou a participação das famílias agricultoras. 

Os 39 empreendimentos da agricultura familiar presentes na feira responderam a um questionário sobre sua satisfação sobre o evento. Os resultados dos questionários mostram que, além do alto índice de negócios fechados, 61,8% das pequenas agroindústrias conseguiram estabelecer três ou mais parcerias, enquanto que 85,3% estabeleceram mais de 10 contatos comerciais durante a Exposuper. 

O relatório da Epagri aponta que 2,9% das famílias agricultoras que expuseram no evento negociaram valores superiores a R$100 mil, enquanto outros 8,8% negociaram entre R$51 mil e R$100 mil, 11,8% negociaram entre R$11 mil e R$50 mil e 47,1% negociaram até R$10mil. Os 29,4% restantes não conseguiram negociar. Entre os que não realizaram negócios durante a Exposuper, os relatos são de que as negociações seriam efetivadas após o evento. 

Evento recebeu 25 mil visitantes (Foto: Aires Mariga / Epagri)

Frutas encabeçam lista dos negócios fechados

A maioria dos negócios fechados (20,6%) são relativos à comercialização de frutas. Em seguida, com 17,6%, aparecem os negócios envolvendo queijos e laticínios, seguidos pelas verduras, com 14,7% do total. Também foram celebrados negócios para fornecimento de mel e derivados, panificados e biscoitos, sucos, peixes, geleias, temperos, artesanato, carnes e embutidos. 

Ao serem questionados se a feira ajudou a apresentar seus produtos para o varejo, os agricultores familiares mostraram satisfação com a oportunidade. “Foi fantástico, pois além de apresentar, eles provaram e aprovaram”, avaliou um deles. Houve quem afirmasse que a participação no evento foi “um divisor de águas” para a empresa. “A feira foi de grande importância para estabelecer novos contatos com redes de supermercados”, afirmou outro expositor. 

Sucos e artesanatos estavam entre os produtos oferecidos pelas agroindústrias familiares (Foto: Aires Mariga / Epagri)

“Analisando as avaliações, é possível concluir que a participação na Exposuper é uma grande oportunidade para os empreendimentos”, afirma Telma Tatiana Köene, coordenadora do programa Gestão e Mercado da Epagri e a responsável por organizar a participação das agroindústrias familiares na feira. Ela entende que apoiar a presença de empreendimentos da agricultura familiar no evento pode ser considerada uma política pública de sucesso no que se refere ao incentivo ao setor.

Para participar da Exposuper 2024 a Epagri selecionou agroindústrias que já fossem atendidas pela Empresa e não estivessem presentes em outras edições. Também foram priorizados negócios que ofereciam produtos orgânicos e tinham capacidade de entregar em nível regional. 

Confira reportagem da TV da Epagri sobre o evento:

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