Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Agroconnect passa a disponibilizar informações de pressão reduzida ao nível do mar 

Pressão reduzida a nível do mar é a nova variável disponível no Agroconnect, portal que exibe ao público as medições feitas pela rede de estações meteorológicas gerenciada pela Epagri/Ciram. Agora, os usuários do portal têm disponíveis duas informações de pressão atmosférica: a medida pela estação e a reduzida ao nível do mar, que é obtida por cálculos que levam em consideração a altitude onde está instalada a estação, além da pressão e da temperatura do ar medidas pelo equipamento. 

Pressão reduzida a nível do mar equipara valores e permite comparar andamento da variação entre diferentes regiões do Estado

A nova variável é exposta no Agroconnect em intervalos horários e está disponível para diversas estações meteorológicas espalhadas pelo Estado. “Ela já era utilizada pelos meteorologistas da Epagri/Ciram, mas agora disponibilizamos para que o público possa acompanhar deslocamentos de sistemas de pressão, entre outras peculiaridades”, detalha Angelo Massignam, pesquisador da unidade e responsável pela ação.

Maria Laura Guimarães Rodrigues, meteorologista da Epagri/Ciram, explica que a medida de pressão atmosférica é fundamental para o acompanhamento das variações do tempo. Informes de previsão do tempo trazem com frequência observações de mudanças provocadas por sistemas de alta ou de baixa pressão. “De forma geral, se pode dizer que os sistemas de baixa pressão trazem chuva, enquanto que os de alta trazem sol”, explica.

Acontece que em regiões de alta altitude, como a Serra catarinense, por exemplo, a pressão é naturalmente mais baixa, o que impede sua comparação com a pressão medida em regiões litorâneas, por exemplo, mais próximas do nível do mar. Por isso, os meteorologistas utilizam a pressão reduzida a nível do mar para fazer a comparação do andamento da variação de pressão entre diferentes regiões do Estado. “Assim conseguimos acompanhar o deslocamento de sistemas de pressão pelo território catarinense. Isso porque, tendo todas as medidas de pressão equiparadas, é mais fácil perceber as variações provocadas por passagem de frentes frias ou massas de ar frio, que são associadas a sistemas de alta ou de baixa”, esclarece Laura. A medida também serve para troca de informações entre institutos meteorológicos de diferentes Estados. 

Influência na qualidade do ar

Normalmente a pressão atmosférica apresenta dois picos de variação durante o dia. No inverno ela também costuma ser mais alta do que no verão. Nos sistemas de baixa pressão, o ar sobe da superfície da terra em direção a camadas mais altas da atmosfera, o que favorece a formação de nuvens e, consequentemente, chuva. Na alta, mais comum no inverno, o ar segue a tendência descendente, o que além de provocar menos chuva, também influencia na qualidade do ar, já que empurra os poluentes em direção ao globo terrestre, aumentando os índices de poluição.  

Segundo Angelo, a pressão reduzida ao nível do mar foi calculada pela equação proposta por WAN et al. (2007). O cálculo é feito automaticamente pelos computadores da Epagri/Ciram, quando a medida de pressão atmosférica chega ao banco de dados da instituição. 

A rede de estações meteorológicas da Epagri/Ciram conta com uma média de 300 pontos monitorados no Estado. Elas medem e enviam automaticamente para o banco digital da instituição, em intervalos horários, variáveis como temperatura, precipitação, vento, etc. Esses dados passam por uma validação automática e são publicados quase em tempo real no Agroconnect e em outros locais do site da Epagri/Ciram. Além de apoiar a previsão do tempo, essas informações são fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas sobre o clima. 

Mais informações
Angelo Massignam, pesquisador da Epagri/Ciram
(48) 36655128

Informações para a imprensa
Isabela Schwengber, jornalista
(48) 3665-5407 / 99167-3902

Pular para o conteúdo