Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Agricultores de Curitibanos conhecem o potencial produtivo dos cultivares de feijão da Epagri

  • Grãos

A Epagri de Curitibanos realizou uma demonstração a campo do potencial produtivo, da sanidade e do cozimento dos grãos dos quatro cultivares de feijão desenvolvidos pela Empresa e conduzidos no sistema orgânico: Querência e Riqueza (grupo carioca), e Potência e Predileto (grupo preto). O evento foi no dia 15 de fevereiro na unidade demonstrativa implantada na propriedade do casal José Izaltino e Terezinha dos Santos Alves, na comunidade do Pocinho, no interior do município.

O cultivar Riqueza apresentou a maior produtividade: 67 sacas por hectare

Segundo a extensionista rural da Epagri em Curitibanos, Juliana Krammes, a variedade de feijão cultivada pelo casal há mais de 15 anos também foi utilizada para comparação. Ela relata que a produtividade alcançada foi a seguinte: Riqueza – 67 sacas por hectare; Potência – 60 sc/ha; Querência – 50 sc/ha; Predileto – 45 sc/ha. Já o feijão cultivado pelo casal registrou 35 sc/ha. “Na avalição de cozimento, todas as variedades foram aprovadas pelos 16 participantes do evento”, diz a extensionsita.

Na avalição de cozimento, todas as variedades foram aprovadas pelos participantes

Para essa avaliação, a propriedade recebeu da Epagri amostras de um quilo de cada variedade de feijão, bem como a análise de solo e a recomendação de adubação para o plantio, sem custo para o produtor.

O feijão é a principal fonte de proteína vegetal para humanos e considerado um alimento de segurança alimentar para os brasileiros. Juliana ressalta que a Epagri mantém o Programa de Melhoramento Genético de Feijão com objetivo de desenvolver, avaliar e difundir novos cultivares que contribuam para o aumento e estabilidade da produção e da renda dos agricultores.

O evento foi organizado pelos extensionistas de Curitibanos, Juliana Krammes e Fabio Granemann

Mais informações:

Juliana Krammes, extensionista rural da Epagri em Curitibanos

Fone: (49) 3412-3076 / e-mail: emcuritibanos@epagri.sc.gov.br

No vídeo a seguir, conheça o feijão Potência, que se destaca pela resistência à antracnose, uma das principais doenças da cultura.

Pular para o conteúdo