Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Abertura Oficial da Colheita do Arroz em SC acontece nesta quinta-feira, 9, em Tubarão

  • Grãos

Nesta quinta-feira (9), Tubarão recebe a 5ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz em Santa Catarina. O evento, que acontece paralelamente ao 3º Dia de Campo da Copagro, ocorre a partir das 7h30, no bairro Monte Castelo, no entorno da loja da cooperativa.

Safra 2022/23 do arroz em SC deve apresentar pequena queda de produtividade (foto: Aires Mariga / Epagri)

A Epagri é umas das promotoras da abertura da colheita do arroz e vai lançar na ocasião o mais recente Boletim Técnico da cultura do arroz irrigado de Santa Catarina. O documento reúne os resultados das pesquisas da Epagri na cultura e toda a experiência prática que os técnicos da Empresa acumularam ao longo dos anos.

O coordenador do Programa Grãos da Epagri, Douglas Oliveira, avalia que o evento é de suma importância para os integrantes da cadeia produtiva do arroz em Santa Catarina. “É um momento especial para festejar a colheita de mais uma safra, mas, igualmente, para discussão e reciclagem sobre a produção deste cereal, que é uma das principais fontes de alimento do Brasil”, destaca.

A abertura da safra do arroz acontece em paralelo ao 3º Dia de Campo da Copagro, que contará com 16 vitrines tecnológicas nas culturas de arroz, milho, soja e forragens. Serão oferecidas palestras e consultoria de especialistas.

A partir das 10:15h acontece a palestra “Aspectos Socioeconômicos da Rizicultura no Brasil”, proferida pelo economista chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Antônio da Luz. Após a palestra serão realizados o lançamento do Boletim Técnico e a solenidade oficial de abertura da colheita, com pronunciamentos de autoridades. Na ocasião, a Epagri também vai homenagear Donato Lucietti, técnico da empresa falecido em 2022 e grande conhecedor dessa cadeia produtiva. O evento encerra com almoço com pratos à base de arroz.

O presidente da Copagro, Dionísio Bressan Lemos, um dos coordenadores do evento, fala com entusiasmo sobre a abertura oficial da colheita do arroz. “Para nós é uma satisfação poder realizar em Tubarão o maior evento da cadeia produtiva do arroz de nosso estado. Desde meados do ano passado já estamos trabalhando na organização e esperamos ter um evento à altura da importância desta cultura no setor agro brasileiro”, destaca Dionísio.

A 5ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz em Santa Catarina e 3º Dia de Campo da Copagro são promovidos pela Copagro, Epagri, Farmer Up Consultoria, Brasilrice e SindArroz SC. O evento tem o apoio da Agroás Agronomia, Associação dos Pecuaristas de Tubarão e Região, Coopercampo, Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Faesc/Senar, Sindicato Rural de Tubarão, Secretaria Municipal de Agricultura de Tubarão, Plantar Serviços Agronômicos e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tubarão.

Safra do arroz em SC

Segundo o Boletim Agropecuário publicado em janeiro pela Epagri/Cepa, Santa Catarina deve produzir 1.238.587 toneladas de arroz na safra 2022/23, um pequeno recuo de -1,07% em relação ao ciclo anterior. A produtividade deve ser de 8.424Kg por hectare, uma redução de -0,71% em relação à safra passada, quando esteve acima da média. Destaque para o atraso no ciclo da cultura, provocado pelo prolongado período de frio. A baixa luminosidade preocupa os produtores com relação à produtividade e à uniformidade do grão.

Serviço

  • O que: 5ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz em Santa Catarina
  • Quando: dia 9 de fevereiro, a partir das 7:30h
  • Onde: em Tubarão, no bairro Monte Castelo, no entorno da loja da Copagro
  • Informações e entrevistas: Douglas Oliveira, coordenador do Programa Grãos da Epagri, pelo fone (48) 3529-0311

Informações para a imprensa
Cinthia Andruchak Freitas ou Isabela Schwengber, jornalistas
(48) 3665-5147

Pular para o conteúdo