Sistema on-line gerencia dados da vitivinicultura em SC

A Epagri desenvolveu uma plataforma para organizar e gerenciar os dados da vitivinicultura catarinense. O Sysvitis, lançado em fevereiro, é um site que reúne resultados vitícolas e enológicos enviados por produtores de uva de todo o Estado. Ele pode ser acessado tanto pelos viticultores quanto pelo público geral.

Dentro do Sysvitis, o agricultor cadastra dados de sua produção, como fenologia, maturação e colheita. Além de associar a localização de seu parreiral à estação meteorológica mais próxima, o agricultor pode cruzar seus dados com os de clima gerados pelo equipamento, agregando valor à informação final. O sistema também fornece informações importantes ao produtor, como as datas mais adequadas de poda, floração, maturação e colheita para cada variedade de uva.

Ao se cadastrar, o usuário pode consultar e atualizar seus dados facilmente. A consulta apresenta filtro de busca para localizar rapidamente o que se deseja. Cabe ao vitivinicultor decidir se seus dados ficarão disponíveis para o público ou permanecerão restritos para uso próprio. Já o usuário comum pode ver os dados publicados, mas não pode cadastrar informações no sistema.

Arquivo histórico

Na prática, o Sysvitis vai se tornar, ao longo dos anos, um arquivo histórico da produção de uvas em Santa Catarina, que permitirá ao produtor e aos órgãos públicos realizar comparações entre safras e tomar decisões mais assertivas. Ao serem lançados no sistema, os dados automaticamente terão mais valor graças ao cruzamento com informações climáticas. “Esse cruzamento irá gerar informações importantes para a prática agrícola”, explica Hamilton Justino Vieira, gerente do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), que desenvolveu a tecnologia.

Hamilton destaca que, até pouco tempo atrás, as informações colhidas nos vinhedos eram anotadas em papel, transferidas para o computador e ficavam restritas àquele equipamento. “Essa ferramenta viabiliza a inserção direta dos dados via tablet, celular e notebook. Os dados chegam a uma central, localizada no Ciram, e então são disponibilizados a uma ampla gama de usuários”, reforça.

O aplicativo mobile do Sysvitis já está disponível para download pelos agricultores para coleta dos dados em campo. Esses dados podem ser cadastrados mesmo de modo off-line e, quando o agricultor chegar com seu equipamento a um local com internet, eles serão automaticamente adicionados ao Sysvitis.

Parceria com a Itália

O Sysvitis é um dos resultados do projeto Tecnologias para o Desenvolvimento da Vitivinicultura Catarinense, desenvolvido desde 2005 numa parceria entre a Epagri/Ciram, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto San Michele, localizado na Província Autônoma de Trento, na Itália. A Província ofereceu apoio financeiro e suporte técnico-científico, permitindo o intercâmbio de técnicos e de conhecimento que resultaram na produção de vinhos finos de altitude em Santa Catarina. 

Como acessar o Sysvitis

Para entrar no site e fazer download do aplicativo, basta acessar o endereço ciram.epagri.sc.gov.br/sysvitis/. O login e a senha necessários para visualizar ou cadastrar informações devem ser solicitados pelo e-mail sysvitis@epagri.sc.gov.br.

(Publicado em Vol. 30, nº2, mai./ago. 2017)