Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Famílias agricultoras de Curitibanos aprimoram conhecimentos em turismo rural e agroindústrias durante viagem técnica 

O Turismo Rural da Agricultura Familiar (TRAF) e as agroindústrias são eixos do programa Gestão e Mercados da Epagri. O objetivo é agregar valor aos produtos das famílias agricultoras, aumentando a sustentabilidade econômica, ambiental e social à propriedades rurais. 

Para incentivar essas atividades em Curitibanos, o escritório local da Epagri se uniu à Secretaria Municipal da Agricultura para realizar uma viagem técnica a Nova Veneza e São Martinho, nos dias 13 e 14 de novembro.  “Estes municípios são referência nos temas, e possuem uma organização muito forte e estruturada de turismo rural. Por isso, foram escolhidas para serem visitados”, explica Juliana Golin Krammes, extensionista da Epagri e uma das organizadoras da excursão, que teve a participação de 24 pessoas, entre técnicos e produtores rurais.

Atafona Marini foi um dos destinos em Nova Veneza (Fotos: Divulgação / Epagri)

A viagem começou por Nova Veneza. Lá, o grupo conheceu a história, estrutura e funcionamento da Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Nova Veneza (Coofanove). Também visitaram a Atafona Marine, que produz farinha de milho orgânico e recebe turistas. No Quiosque Da Célia os excursionistas conheceram uma agroindústria de  processamento de tilápia e ouviram da proprietária a história da evolução do negócio.

A viagem por Nova Veneza seguiu por uma agroindústria de cacau e uma vinícola. O roteiro foi encerrado na Queijaria Semprebom, que se destaca por produzir leite com homeopatia, que dá origem a diversos queijos, além de receber turistas. Todo o trajeto foi acompanhado pelo extensionista da Epagri de Nova Veneza, Daniel Mendonça. 

Queijaria Sempre bom encerrou o roteiro em Nova Veneza

Agroindústria de bolachas foi o destaque em São Martinho

No dia 14 o destino foi São Martinho, onde o grupo foi recepcionado pela extensionista social da Epagri Elza Maria de Souza. A visita passou por agroindústrias de bolachas e pelo comércio local.

Para encerrar a viagem técnica, os visitantes conheceram a Fluss Hauss Land. Segundo Juliana, a escolha do último destino está ligada à trajetória do empreendimento familiar, que é hoje uma referência. A extensionista conta que o negócio da família iniciou com uma pequena produção de bolachas decoradas artesanalmente e se tornou uma das maiores fábricas de bolachas artesanais e decoradas na América Latina. Atualmente, a Fluss Haus Land é um parque temático de cultura alemã, com  diversos atrativos. O empreendimento, de aproximadamente três hectares, alinha atividades turísticas à tradição familiar e à cultura colonial alemã.

Visitantes conheceram trajetória de sucesso da Fluss Haus que começou com produção artesanal de bolachas decoradas

A extensionista da Epagri em Curitibanos destaca que os participantes da viagem técnica foram produtores rurais que possuem agroindústrias nas suas propriedades, além de famílias que trabalham ou pretendem trabalhar com turismo rural. “As visitas técnicas aos empreendimentos foram, portanto, um módulo prático de seguimento da assistência técnica realizada pela Epagri”, argumenta. “O objetivo foi mostrar casos de sucesso para motivar os participantes em suas atividades e realizar a troca de experiências”, pontua.

Juliana destaca o apoio do secretário da Agricultura de Curitibanos, Odirlei Daniel dos Santos, que viabilizou o transporte fornecido pela Prefeitura local. Ela agradece ainda à instrutora do Senar, professora Maria Ivone Ortolan, por incentivar e auxiliar o desenvolvimento da atividade.

Acessar o conteúdo