Um grupo de 11 alunos do terceiro ano do curso técnico em Agropecuária, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), de São Carlos, visitou a Estação Experimental da Epagri em Campos Novos, no dia 3 de dezembro. Os alunos e os professores Mateus Potrich Bellé e Carlos Alberto Agnolin foram recepcionados pelos pesquisadores da unidade e pelo médico veterinário Saulo da Boit Goularte, responsável pelo rebanho do Centro de Referência Tecnológica (CRT) para a produção de leite. O CRT Leite, inaugurado em 2018, tem como objetivo capacitar estudantes, técnicos e produtores rurais no modelo de produção à base de pasto, preconizado pela Epagri.

Desde 2022, o IFSC de São Carlos realiza viagens de estudo que priorizam as Estações Experimentais da Epagri. Segundo o professor Mateus Bellé, o objetivo das visitas é aliar teoria e prática. “Nós acreditamos muito no modelo de produção de leite à base de pasto. O professor Carlos, responsável pela disciplina de bovinocultura de leite, é um grande defensor desse sistema. Por isso, a visita ao CRT Leite se torna uma verdadeira aula prática, já que em nosso campus não temos produção animal”, explica.
Durante a visita, o pesquisador Joanei Cechin apresentou os ensaios desenvolvidos com feijão, milho, plantas daninhas e linho, explicando a importância estratégica desses estudos para o desenvolvimento da agricultura catarinense. Os alunos também puderam conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pela Epagri/Ciram, observando a evolução dos equipamentos utilizados para realizar as previsões meteorológicas.
Estudantes também visitaram Epagri em Videira
Os estudantes também incluíram no roteiro a Estação Experimental da Epagri em Videira, onde conheceram os estudos realizados com frutas de caroço, vinhos, espumantes, além de questões ligadas às agroindústrias e à agregação de valor aos produtos. Segundo Mateus, as viagens priorizam as unidades de pesquisa da Epagri porque a instituição é reconhecida como referência em pesquisa e extensão rural. Ele ressalta que a integração institucional é essencial, já que a Epagri desenvolve diversas pesquisas que servem de estímulo e inspiração para os alunos.
O professor relata que os alunos gostaram muito das visitas, pois representam uma oportunidade de conhecer novas abordagens, além de interagir com pesquisadores e profissionais que contribuem para o desenvolvimento agrícola e científico do Estado. A intenção é ampliar as viagens técnicas também para os estudantes do segundo ano, favorecendo uma integração ainda maior entre teoria e prática. “Para nós, do IFSC de São Carlos, a Epagri é uma referência em pesquisa e extensão, além de um modelo de atuação para nossos alunos”, conclui.
Por: Karin Helena Antunes de Moraes, jornalista bolsista Epagri/Fapesc