Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Epagri realiza o IV Encontro de Agroecologia e de Troca de Sementes, Mudas e Saberes em Cocal do Sul

Na quinta-feira, 2, agricultores, técnicos e comunidade de Cocal do Sul e região vão se reunir para celebrar e fortalecer práticas agrícolas sustentáveis durante o IV Encontro de Agroecologia e de Troca de Sementes, Mudas e Saberes. O evento acontece a partir das 8h30min, na Sede Social da Coopercocal, na Linha Tigre, com o objetivo de promover a integração entre o setor agrícola e a comunidade, estimulando o aprendizado coletivo e a valorização do conhecimento popular.

O objetivo do encontro é promover a integração entre o setor agrícola e a comunidade, estimulando o aprendizado coletivo e a valorização do conhecimento popular

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui até o dia 1º de outubro. De acordo com uma das coordenadoras do encontro, extensionista rural da Epagri em Cocal do Sul, Clarissa Facco, o evento reafirma o compromisso da empresa com a agroecologia, difundindo práticas agrícolas mais saudáveis, justas e sustentáveis.

Ela explica que a programação contempla palestras sobre Sistemas Agroflorestais (SAFs), que trazem um viés do aumento da diversidade nos agroecossistemas, tornando as áreas produtivas, mais sustentáveis e diversificadas. Outra palestra será com tema relacionado à saúde e bem-estar do trabalhador no meio rural. 

O encontro também contará com uma apresentação cultural do Coral de Vozes do Bairro da Juventude, um almoço festivo e, no período da tarde, a tradicional troca de sementes, mudas e saberes, momento que fortalece a biodiversidade e incentiva a preservação ambiental. O evento é uma realização em parceria entre Epagri, Prefeitura de Cocal do Sul, Coopercocal, Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Sicredi e Cerest.

Importância da troca de sementes  e mudas

Clarissa explica que a troca de sementes e mudas entre agricultores familiares desempenha um papel fundamental para a agricultura sustentável e para a preservação do conhecimento popular. “Mais do que um gesto de solidariedade, essa prática garante a manutenção da biodiversidade agrícola, já que muitas variedades crioulas e tradicionais são conservadas e multiplicadas pelas próprias comunidades. Essas sementes ou mudas, adaptadas às condições locais de solo e clima, oferecem maior resistência e produtividade, fortalecendo a autonomia dos agricultores em relação às sementes comerciais”, diz ela.

A extensionista complementa que, cada troca carrega histórias, tradições e saberes transmitidos de geração em geração, promovendo a valorização cultural e a cooperação entre famílias. “Ao unir ciência, tradição e solidariedade, a troca de sementes se consolida como um dos pilares da agroecologia, estimulando práticas agrícolas mais resilientes e sustentáveis”, salienta.

Serviço
O que: IV Encontro de Agroecologia e de Troca de Sementes, Mudas e Saberes
Data: quinta-feira, 2 de outubro
Horário: das 8h30min às 16h30min
Local: Sede Social da Coopercocal – Linha Tigre, Cocal do Sul
Mais informações e entrevistas: Clarissa Facco, extensionista rural da Epagri em Cocal do Sul e uma das coordenadoras do encontro
Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, assessora de Comunicação da Epagri, (48) 3665-5407 / 99161-6596

Ir para o conteúdo