O extensionista rural da Epagri em Tangará, engenheiro-agrônomo Eduardo Zago, realizou a palestra principal em evento sobre nutrição e adubação de videiras realizado em Curitibanos. O evento reuniu 50 pessoas, entre produtores e técnicos, no dia 28 de julho, e foi realizado pela Cooperativa dos Fruticultores de Curitibanos e Região (Una Viti), em parceria com Epagri, UFSC, Associação dos Produtores de Uva de Curitibanos (Apruvac), Prefeitura de Curitibanos, Senar, e as empresas Caltim, Unifértil e Copercampos.

Durante sua palestra, o extensionista da Epagri passou aos produtores de uva recomendações de adubação para as parreiras, prezando pela qualidade das frutas, altas produtividades e redução do impacto ambiental. Após a palestra, o professor da UFSC, José Leocir Welter, promoveu degustação de vinhos produzidos em Curitibanos com as variedades Niágara e Poloski e de vinhos feitos a partir das variedades Piwi, projeto desenvolvido em parceria entre a Epagri e a UFSC.
As uvas Piwi permitem a produção de vinhos finos com mais sustentabilidade ambiental e econômica. O termo Piwi é derivado da palavra alemã “pilzwiderstandsfähigen”, que significa resistente a doenças fúngicas. Trata-se de um grupo de variedades de uvas obtidas nos últimos anos via melhoramento genético, oriundas de cruzamentos de variedades viníferas com espécies selvagens. O objetivo é reunir numa só planta a qualidade das viníferas e a resistência à doença das selvagens, permitindo a produção de vinhos finos com menos custos e impactos ambientais reduzidos.

A abertura do evento contou com apresentação de produtos para viticultura das empresas Unifértil e Caltim. As empresas também patrocinaram o jantar oferecido no encerramento. O encontro faz parte do programa de capacitações que a Cooperativa Una Viti realiza para orientar os produtores em busca de uma safra com qualidade e bom retorno econômico.
De acordo com Fabio Granemann, extensionista da Epagri em Curitibanos, a região compreendida pela Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc) conta com 46 hectares de plantações de uva, que envolvem 65 famílias.