A Epagri levou a pesquisa agropecuária, a extensão rural e o ensino agrotécnico a mais uma edição do Natal do Orion, ação promovida pelo Orion Parque Tecnológico, de Lages. A ação solidária ocorreu neste sábado, 13, no Centro de Inovação da cidade, o primeiro de Santa Catarina, inaugurado em 2016 e vizinho da Estação Experimental de Lages (EEL).
O evento reuniu cerca de 400 crianças dos bairros São Francisco e São Paulo, ambos vizinhos da Epagri e do Orion. Profissionais da EEL distribuíram balões coloridos, ensinaram a plantar sementes e falaram sobre a importância da preservação do meio ambiente para evitar catástrofes naturais.

Epagri e Orion têm se aproximado ainda mais nos últimos anos por meio de ações coletivas, em parceria com outras instituições da região, para fortalecer o desenvolvimento da Serra Catarinense, como o Ecossistema Local de Inovação (ELI), o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e o Pacto pela Aceleração Territorial.
A Epagri é também uma das cerca de 20 entidades que compõem o Instituto Orion, que faz a gestão do Parque Tecnológico. Além disso, foi homenageada em 2024 e 2025 no Orion Awards, iniciativa que premia e reconhece os protagonistas da inovação e da tecnologia na Serra Catarinense. Agora, a vizinhança fica ainda mais amigável com a participação da Epagri no evento solidário do Orion.

“Fiquei muito feliz em participar do Natal do Orion, mostrando um pouco do trabalho da Epagri com uma abordagem voltada às crianças, destacando bastante a conscientização ambiental. A Epagri também tem este papel de estar perto da sociedade, passando informações e conhecimentos com base científica. Isso engrandece o nosso trabalho, por isso é tão gratificante”, diz o engenheiro-agrônomo Lucas Rauber, pesquisador na Estação Experimental de Lages que participou voluntariamente da ação solidária.

Por: Pablo Gomes, jornalista bolsista Epagri/Fapesc