Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Epagri de Curitibanos promove viagem técnica a Arroio Trinta para fomentar turismo rural e agroindústrias 

Incentivar o turismo rural e a formalização de agroindústrias junto às famílias agricultoras catarinenses são ações contínuas desempenhadas pelos extensionistas da Epagri. Em Curitibanos, a Epagri se uniu à Secretaria Municipal da Agricultura para fomentar esses tipos de empreendimentos rurais. 

No dia 1 de julho um grupo de 25 pessoas partiu do município em direção a Arroio Trinta. Foram mais de duas horas de viagem, para percorrer os 145 km que separam os dois municípios e conhecer a Capital Catarinense da Cultura Italiana, como é conhecido Arroio Trinta. Segundo Juliana Golin Krammes, extensionista da Epagri em Curitibano e uma das organizadoras da viagem, a cidade “possui uma organização muito forte e estruturada de turismo rural, por isso, foi escolhida como lugar para ser visitado”. 

Grupo de 25 pessoas conheceu a história do município e visitou vinícola (Foto: Divulgação / Epagri)

Juliana explica que conhecer a experiência de outros municípios nas áreas de agroindústria e turismo rural é uma demanda dos produtores de Curitibanos e região, que buscam assim agregar valor aos seus produtos. A viagem também teve como objetivo incentivar ações em Curitibanos para explorar mais suas potencialidades para o turismo rural.

Por isso, além de a agricultores, o grupo de visitantes contou com técnicos da Epagri, UFSC e Secretaria da Agricultura de Curitibanos. O Secretário Executivo da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc), Roberto Molin de Almeida, também participou, bem como sócios da Cooperativa Agroindustrial de Fruticultores de Curitibanos e Região (Una’Viti). 

A viagem a Arroio Trinta começou pela Casa da Cultura, onde o grupo foi recepcionado pela secretária do Turismo, Marília Borga Ferronatto, que apresentou a história do município. Os visitantes também conheceram a Ponte da Encruzilhada e a Praça do Cinquentenário.

A segunda etapa da visita aconteceu na Vinícola Giovanni Felippo, hoje administrada pelo casal Fernando e Keler e o filho mais velho. A família contou a sua história, que iniciou com seus bisavôs produzindo vinho, uma das famílias colonizadoras do município. Também apresentaram a evolução da estrutura da vinícola, que hoje está preparada para receber o público, contando inclusive com um restaurante.

Ir para o conteúdo