Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Curso da Epagri em Chapecó certifica 51 mulheres agricultoras e fortalece protagonismo feminino no campo

  • Social

O ano de 2025 foi especial para as extensionistas da Epagri que atuam no curso Flor-E-Ser nas regiões de Chapecó e Xanxerê. Isso porque, o número de agricultoras interessadas em realizar a capacitação bateu recorde, sendo necessário criar duas turmas para o curso, que foi realizado em Chapecó, entre os meses de abril e setembro. 

Grande número de inscritas obrigou Epagri a formar duas turmas (Fotos: Divulgação / Epagri)

Participaram desta edição, 51 mulheres dos municípios de Águas de Chapecó, Guatambu, Lajeado Grande, Nova Itaberaba, São Carlos, Xaxim, Xanxerê, Arvoredo, Abelardo Luz, Bom Jesus, Chapecó, Galvão, Ipuaçu, Ouro Verde, Paial e Ponte Serrada. A extensionista social e coordenadora do curso, Cianarita Caron Figueiró, explica que a formação tem caráter interdisciplinar, o que estimula a integração entre os conhecimentos técnicos, práticos e empíricos. Ao longo dos meses, as agricultoras receberam capacitação em áreas como agricultura familiar, protagonismo feminino, sucessão familiar, empreendedorismo no meio rural, planejamento e gestão de propriedades rurais, políticas públicas, marketing, desenvolvimento pessoal, além de valorização de saberes como a gastronomia e o artesanato. 

As formaturas das duas turmas aconteceram nos dias 3 e 5 de setembro

Como parte dos requisitos para a conclusão do curso, as participantes devem apresentar o projeto Realiza, uma oportunidade para explorar novas possibilidades em suas propriedades rurais e dar vida às ideias empreendedoras. Com este projeto, as agricultoras podem acessar recursos disponibilizados pela Secretaria da Agricultura e Pecuária (SAPE), uma forma de valorizar os conhecimentos adquiridos e fortalecer a autonomia das mulheres rurais. 

As formaturas das duas turmas aconteceram nos dias 3 e 5 de setembro, no Centro de Treinamento da Epagri em Chapecó (Cetrec) e foram marcadas por muita emoção. “O final deste ciclo representa a materialização de muitos sonhos para elas”, diz Cianarita. O Flor-E-Ser, realizado pela Epagri nesta região desde 2023, tem atuado como um catalisador de potencialidades, proporcionando às agricultoras catarinenses momentos de transformação, autoconhecimento, superação, valorização e fortalecimento de laços com as colegas. “Os momentos de integração entre as mulheres, vivenciados através da troca de experiências, ensinamentos e vivências pessoais, certamente ficarão eternizados na memória de todas”, observa a extensionista. As formandas puderam compartilhar com a família a alegria desta conquista, que simboliza o florescimento de uma nova trajetória, construída com coragem, aprendizado e companheirismo. 

Por: Karin Helena Antunes de Moraes, jornalista bolsista Epagri/Fapesc

Ir para o conteúdo