Autoridades do município de São Mateus do Maranhão (MA) estiveram no Sul de Santa Catarina para conhecer a experiência do Estado no cultivo de arroz irrigado. Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz irrigado do país e campeão nacional em produtividade. Na safra 2024/25 o Estado produziu 1.299.817 toneladas do grão, com uma produtividade de 8.946 quilos por hectare.
A comitiva maranhense foi formada pelo prefeito de São Mateus do Maranhão, Hamilton Nogueira Aragão, pelo vice-prefeito, Clovis Antonio Bernardi, que é produtor de arroz, além de lideranças do agronegócio e produtores de arroz. Eles estavam acompanhados de Airton Spies, funcionário aposentado da Epagri e ex-secretário estadual da Agricultura.

Os visitantes foram recebidos no dia 28 de agosto no Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá, pelo coordenador estadual de grãos, Douglas George de Oliveira, e pela extensionista do município de Turvo, Glaura Mendes Perufo. Também participaram da recepção os pesquisadores da Estação Experimental da Epagri em Itajaí, Laerte Reis Terres e André Felipe Moreira Silva. Essa unidade de pesquisa é uma referência nacional em melhoramento genético de arroz, já tendo desenvolvido mais de 30 cultivares do grão.
Na Epagri, os visitantes conheceram as ações da Empresa em pesquisa e extensão voltadas ao desenvolvimento dessa cadeia produtiva, já que São Mateus do Maranhão tem alto potencial para produção de arroz irrigado. A extensionista Glaura conta que eles também mostraram interesse em compreender o funcionamento da Empresa, quais apoios recebe do governo Estadual, para levar esse conhecimento ao governo maranhense.
Seguindo com sua visita, a comitiva foi até uma propriedade de uma família produtora de arroz em Turvo. Foram recebidos por Arlindo Manenti, agricultor e presidente da Cooperativa Regional Agropecuária Sul Catarinense (Coopersulca), sua esposa Margaret Marcon Manenti e o filho, engenheiro-agrônomo Cícero Marcon Manenti. A família compartilhou suas práticas de manejo e as inovações tecnológicas aplicadas na lavoura. Em reunião realizada no período da noite na Coopersulca, Glaura e Douglas conduziram uma reunião em que passaram aos visitantes informações sobre qualidade de sementes
No dia seguinte, a programação seguiu com uma visita à estrutura de beneficiamento de sementes da Cooperja, em Jacinto Machado. Após a visita a Santa Catarina, a comitiva foi até o Rio Grande do Sul, onde participou da Expointer e do Dia do Arroz Irrigado do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA).
Quando a Epagri recebe delegações de outros estados reforça sua missão de gerar e compartilhar conhecimento em prol do desenvolvimento rural sustentável. “Santa Catarina tem no arroz irrigado um exemplo de organização, tecnologia e eficiência produtiva, e é uma satisfação poder contribuir com outras regiões do Brasil”, destaca a extensionista Glaura.