Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Balanço 2025: Epagri avança em ações para sustentabilidade no campo e mitigação das emissões de carbono

Em 2025, a Epagri consolidou os avanços alcançados no ciclo 2023–2025 na mitigação de emissões de carbono em Santa Catarina. As tecnologias sustentáveis implementadas pela empresa foram responsáveis por mais da metade da mitigação registrada no estado no período, totalizando 8,8 milhões de toneladas de carbono equivalente. Essas soluções chegaram a cerca de 19 mil empreendedores rurais, abrangendo 91 mil hectares.

Tecnologias sustentáveis promovidas pela Epagri buscam reduzir perdas com eventos extremos, e garantir a competitividade e a segurança alimentar (Foto: Divulgação/Epagri)

Os dados são do relatório do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ABC+SC 2020-2030. Lançado em 2023, o ABC+SC tem participação da Epagri e de outros órgãos do Governo, além de organizações privadas do setor agropecuário. A meta é mitigar 86 milhões de toneladas de carbono até o ano de 2030. 

“Os resultados da Epagri mostram o compromisso institucional da empresa com adaptação climática e produção de alimentos com menor impacto ambiental, posicionando Santa Catarina como referência nacional em práticas sustentáveis”, afirma o presidente da Epagri, Dirceu Leite.

Resiliência climática

Além da sustentabilidade, as tecnologias da Epagri que fazem parte das ações previstas pelo Plano ABC+SC trazem maior resiliência às mudanças climáticas e menores custos de produção. O objetivo é reduzir perdas com eventos extremos, manter a competitividade, garantir a segurança alimentar e diminuir impactos ambientais. 

O Sistema Plantio Direto de Grãos (SPDG) protege o solo com plantas de cobertura, contribuindo para a fixação do carbono e reduzindo as emissões (Foto: Aires Mariga/Epagri)

Uma das tecnologias que mais contribuiu para o cumprimento das metas do Plano ABC+SC foi o Sistema Plantio Direto de Grãos (SPDG). A ampliação da área plantada foi de 57 mil hectares. O SPDG protege o solo com plantas de cobertura, dispensando o revolvimento da terra fora da linha de semeadura, contribuindo para a fixação do carbono no solo e reduzindo as emissões.

Na pecuária, a Epagri está difundindo o Manejo e a Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD) como meta do ABC+SC. O avanço nos últimos três anos foi de mais de 28 mil hectares. O sistema à base de pastagens melhora a infiltração de água, reduz a erosão e aumenta a capacidade adaptativa da pecuária em secas prolongadas.

Por Cléia Schmitz, jornalista Bolsista Epagri/Fapesc 

Mais informações e entrevistas: Humberto Bicca Neto, analista de extensão e coordenador do Plano ABC+SC na Epagri, fone (48) 3665-5297

Informações para a imprensa

Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri: (48) 3665-5407 / 99161-6596

Acessar o conteúdo