Epagri promove educação ambiental na praça central de Iraceminha

A Epagri se esforça para estar perto da população, principalmente as crianças, levando sua mensagem de educação ambiental. Em datas especiais, esse trabalho se intensifica, com objetivo de aproveitar o momento de comoção para chamar atenção para a importância de se promover desenvolvimento com sustentabilidade.

Evento recebeu estudantes para celebrar dia da árvore (Fotos: Divulgação / Epagri)

Foi o que aconteceu na praça central de Iraceminha, no dia 24 de setembro. Um evento, promovido pela Epagri em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, celebrou o dia da árvore, comemorado em 21 de setembro.

Durante aquele dia, a Epagri recebeu, em um estande montado na praça, alunos das redes municipal e estadual e da Apae, além do público em geral. Os visitantes foram brindados com mudas de plantas nativas e de espécies de chás.

Oficinas

Eles também participaram de oficinas ministradas pela Epagri. Foram orientados sobre preparo de substrato para produção de mudas de árvores frutíferas nativas e sobre criação de abelhas sem ferrão, atividade conhecida como meliponicultura. Também foi oferecida oficina sobre preservação das florestas nativas, ministrada por Edgar Alfredo Dittmar, engenheiro-agrônomo do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Foram realizadas oficinas e distribuição de mudas

Luís Émerson Dorneles Lopes, extensionista rural da Epagri em Iraceminha, destaca que a ação alcançou seu objetivo de levar às crianças a mensagem de consciência ambiental. Ele espera que o trabalho com esse público contribua para que a Epagri continue construindo um futuro em que a preocupação com a preservação do meio ambiente esteja na pauta do desenvolvimento estratégico do município e da região.

A celebração do dia da árvore contou com o apoio do Lions Clube de Maravilha, que fez a doação de parte das mudas e da prefeitura municipal, que doou o restante. Os Vereadores Mirins auxiliaram na distribuição.

O evento teve ainda participação e apoio do secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Iraceminha, Antoninho Vedelago, e presença do Lions Clube local.  “A Epagri agradece a parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, bem como as entidades apoiadoras do evento”, finaliza o extensionista.